Disciplinas – Ementário

MESTRADO

Teoria da História
C.H. - 60 horas.

Ementa: Estudo acerca das perspectivas e tendências historiográficas contemporâneas a partir da análise de constituição de um “modelo moderno de história” e de sua historicidade, apontando para suas questões, problemas e desdobramentos: suas principais matrizes, suas concepções de história e representações de tempo, as formas de discurso, bem como sua relação com chamados princípios de cientificidade (relação sujeito x objeto, diálogos interdisciplinares, concepções de ciência).

 

Métodos e técnicas de pesquisa em história
C.H. - 60 horas

Ementa: Análises e discussões sobre teoria, procedimentos metodológicos no campo da pesquisa histórica, o uso historiográfico de diferentes fontes históricas, a problematização dos objetos, a construção de hipóteses de trabalho e objetivos. Construção dos instrumentos necessários para a elaboração de um texto historiográfico. Princípios para a elaboração do projeto de pesquisa.

 

Seminário de Dissertação
Ementa: Discussão do projeto de dissertação, bem como aprofundamento das abordagens e dos procedimentos de pesquisa. Discussão de questões teórico-metodológicas da pesquisa histórica a partir das temáticas de pesquisa dos mestrandos.

 

Tópicos especiais em cultura e identidades: intelectuais e história intelectual
C.H. - 60 horas

Ementa: Abordagens teóricas e historiográficas sobre história intelectual e os debates sobre os papeis sociais desempenhados por intelectuais no passado. Discussões sobre noções de cultura, identidade e cultura escrita. Os intelectuais e a construção de saberes, da cultura e de identidades.

 

Tópicos especiais em Metodologias e Novas Abordagens em história e cultura
C.H. - 60 horas

Ementa: Estudo de problemas teórico-metodológicos em regiões de fronteira e intercâmbio da história com outras outras ciências. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e produção de saberes híbridos.

 

Tópicos especiais em Cultura, Religião e Religiosidades
C.H. - 60 horas

Ementa: Estudo dos modos históricos de produção sociocultural de práticas e representações religiosas. Instituições e movimentos religiosos. Construção e reconstrução de crenças, práticas e discursos religiosos nas sociedades modernas. Religiosidade e sentimento religioso como elemento constituinte de identidades sociais. O papel das doutrinas na formação de identidades religiosas. Religiões, coexistência e conflitos internos ao campo religioso. O processo histórico de surgimento, organização e interpretação dos comportamentos, símbolos e linguagens nas religiões, em suas múltiplas manifestações e expressões, nas suas interfaces com a antropologia, a psicologia, a teologia e a literatura.

 

Tópicos especiais em usos sociais da história
C.H. - 60 horas

Ementa: Os usos sociais do conhecimento histórico e a teoria da História. Orientação temporal. Passado, tradição, memória e produção social das identidades. Definições de consciência histórica na filosofia e na teoria da História. O papel estratégico do ensino de história na produção e reprodução de identidades. Narrativas e metodologias de pesquisa da consciência histórica.

 

Tópicos especiais em História e Cultura Escrita
C.H. - 60 horas.

Ementa: Estudo monográfico sobre a circulação da palavra impressa nas sociedades contemporâneas em suas capacidades de transformar os modos de interação social, permitir  novas formas de pensar e modificar as relações de poder e forjar identidades em torno de comunidades de leitores.

 

Tópicos Especiais em História e antropologia: diálogos interdisciplinares
C.H. - 60 horas.

Ementa: A partir do enfoque no(s) conceito(s) de cultura e relativismo cultural, o objetivo do curso é introduzir discussões sobre as trocas interdisciplinares em regiões fronteiriças entre a história e a antropologia social e cultural.

 

Tópicos especiais em História, Cultura e Natureza
C.H. - 60 horas.

Ementa: Discussões analíticas sobre como as sociedades humanas têm transformado o mundo natural, como o mundo natural tem transformado as sociedades humanas e como as ideias e os sentimentos sobre natureza têm sido criados, pleiteados e modificados ao longo do tempo na cultura ocidental.

 

Tópicos especiais em História do Tempo Presente: Intelectuais curitibanos da primeira metade do século XX
C.H. - 60 horas.

Ementa: estudos teóricos e metodológicos sobre História do Tempo Presente; políticas da escrita e cultura escrita; historiografia sobre intelectuais na primeira metade do século XX; vida cultural da cidade de Curitiba nos anos 1920-1950: tensões entre tradição e modernidade.

 

Tópicos Especiais em História, Catolicismo e Imigração
C.H. - 60 horas.

Ementa: A cultura católica brasileira e a compreensão do processo histórico nacional. Articulações, relações e tensões entre as formas  identitárias e as vivências religiosas do imigrante europeu no sul do Brasil e as expressões institucionais e culturais  da sociedade brasileira.

 

Tópicos especiais em história e imagens fotográficas
C.H. - 60 horas.

Ementa: Estudo sobre problemas teórico-metodológicos relativos ao uso de representações imagéticas, com ênfase na fotografia, tendo em vista seu emprego como fontes documentais na produção do conhecimento histórico.

 

Tópicos especiais em História e teoria literária
C.H. - 60 horas.

Ementa: Usos historiográficos das teorias literárias. Texto, contexto e intertexto. História cultural e estética da recepção. Novo historicismo.

 

Tópicos Especiais em Culturas e Identidades de Classe
C.H. - 60 horas.

Ementa: Problematização dos processos simbólicos que perpassam a dinâmica da formação e reconfiguração da classe trabalhadora em diferentes contextos históricos, enfatizando as experiências que assumem forma de identidade de classe em suas múltiplas manifestações.

 

Tópicos especiais em história, música e cultura
C.H. - 60 horas.

Ementa: A Música Popular Brasileira: abordagens na pesquisa histórica. Os sujeitos da música: territórios, sociabilidades, identidades. Música popular no Brasil republicano: os sons da nação; os sentidos de brasilidade. Confrontos e diversidade cultural: a cidade e o campo; o urbano e o rural; a casa e a rua.

 

Tópicos especiais  em intituições e doenca no Brasil republicano
C.H. - 60 horas.

Ementa: Análise e discussão de aspectos teóricos e metodológicos da historiografia produzida sobre as instituições públicas, privadas e filantrópicas relacionadas à questão do combate e da prevenção das doenças no Brasil Republicano.

 

Tópicos especiais escrita da história e invenção de identidades
C.H. - 60 horas.

Ementa: Abordagens acerca de diferentes perspectivas interpretativas da História do Brasil, focando principalmente o entrelaçamento entre a produção dessas leituras e a busca e constituição em torno das ideias de Identidade Nacional – atinentes a essas interpretações – buscando perceber as diferenças de orientação que embasam essas mesmas interpretações e ideias.

 

Tópicos especiais em História e Cultura
C.H. 60 horas

Ementa: Abordagens teóricas e historiográficas sobre história e cultura e cultura popular. Discussões sobre noções de cultura, cultura popular. Os intelectuais e as apropriações da cultura popular no Brasil.

 

Tópicos Especiais em Intelectuais e pensamento social brasileiro
C.H. 60 horas

Ementa:Estudar princípios e questões afetas ao pensamento social brasileiro, produzidas por intelectuais que problematizaram e interpretaram a formação social nacional.

 

Tópicos Especiais em práticas educativas e de saúde no Brasil
C.H. 60 horas

Ementa: Estudar ideias de saúde e doença e as diferentes propostas e estratégias educacionais (não escolares) no campo sanitário brasileiro.

DOUTORADO

Cultura e regionalidades
C.H. - 60 horas.

Ementa: A disciplina explora o conceito de "região" como uma construção social e relacional, analisando como as identidades regionais estão interligadas com espaços centrais e periféricos. Por meio de uma abordagem multidisciplinar, a disciplina investiga como a cultura e a identidade se manifestam em diferentes regiões do mundo e como essas manifestações estão intrinsecamente relacionadas a processos históricos, sociais, econômicos e políticos. Também será enfatizado como as problematizações a partir do conceito de região se opõem a uma visão acrítica de um universalismo atemporal. A abordagem regional, como uma escala intermediária entre o nacional e o local, pressupõe a indissociabilidade das dimensões espaciais e temporais, além de considerar a noção de região como herdeira da noção de “espaço como construção social” e do conceito de “imaginação como instituidora da sociedade”.

 

Estudos individualizados I
C.H. - 60 horas

Ementa: Elaboração e execução de plano de estudos bibliográficos para temas específicos da pesquisa individual, e/ou estudo, testagem e operação de softwares específicos de coleta ou análise de dados e/ou estudo e desenvolvimento de técnicas específicas de pesquisa.

 

Estudos individualizados II
C.H. - 60 horas

Ementa: Continuidade de plano de estudos bibliográficos para temas específicos da pesquisa individual, e/ou estudo, testagem e operação de softwares específicos de coleta ou análise de dados e/ou estudo e desenvolvimento de técnicas específicas de pesquisa estabelecidos em Estudos Individualizados I.

 

Núcleo de Atividades
C.H. - 60 horas

Ementa: Desenvolvimento de atividades de interlocução científica e com a sociedade, a serem convalidadas pelo colegiado a partir de regimento específico entre ações do tipo de participação e organização de eventos científicos, participação em outros projetos de pesquisa além da própria tese, participação em sessões de defesa de dissertação ou tese, desenvolvimento de atividades no Museu, atividades de divulgação científica, atividades na educação básica. O relatório de todas as atividades será apresentado até o sétimo semestre do curso.

 

Núcleo de Estudos Avançados I - Ensino de História
C.H. - 60 horas

Ementa: Definição e refinamento do objeto e do problema das pesquisas a partir do domínio teórico e do material empírico. Estabelecimento de planos de colaboração e debate entre os doutorandos. Envolvimento nos projetos coletivos dos grupos de pesquisa. Sistematização de um plano de escrita da tese a ser desenvolvido em núcleo de estudos avançados 1-4.

 

Núcleo de Estudos Avançados I - Sujeitos, discursos e identidades
C.H. - 60 horas

Ementa: Definição e refinamento do objeto e do problema das pesquisas a partir do domínio teórico e do material empírico. Estabelecimento de planos de colaboração e debate entre os doutorandos. Envolvimento nos projetos coletivos dos grupos de pesquisa. Sistematização de um plano de escrita da tese a ser desenvolvido em núcleo de estudos avançados 1-4.

 

Núcleo de Estudos Avançados I - Memória, acervos e patrimônio
C.H. - 60 horas

Ementa: Definição e refinamento do objeto e do problema das pesquisas a partir do domínio teórico e do material empírico. Estabelecimento de planos de colaboração e debate entre os doutorandos. Envolvimento nos projetos coletivos dos grupos de pesquisa. Sistematização de um plano de escrita da tese a ser desenvolvido em núcleo de estudos avançados 1-4.

 

Núcleo de Estudos Avançados II - Ensino de História
C.H. - 60 horas

Ementa: Aprofundamento das possibilidades metodológicas das pesquisas docentes e discentes da linha. Estabelecimento de metas e execução dos planos de investigação e escrita das teses previstos para o quinto semestre do curso. Acompanhamento coletivo das metas estabelecidas e discussão de ajustes. Apresentação e debate da produção escrita.

 

Núcleo de Estudos Avançados II - Sujeitos, discursos e identidades
C.H. - 60 horas

Ementa: Aprofundamento das possibilidades metodológicas das pesquisas docentes e discentes da linha. Estabelecimento de metas e execução dos planos de investigação e escrita das teses previstos para o quinto semestre do curso. Acompanhamento coletivo das metas estabelecidas e discussão de ajustes. Apresentação e debate da produção escrita.

 

Núcleo de Estudos Avançados II - Memória, acervos e patrimônio
C.H. - 60 horas

Ementa: Aprofundamento das possibilidades metodológicas das pesquisas docentes e discentes da linha. Estabelecimento de metas e execução dos planos de investigação e escrita das teses previstos para o quinto semestre do curso. Acompanhamento coletivo das metas estabelecidas e discussão de ajustes. Apresentação e debate da produção escrita.

 

Núcleo de Estudos Avançados III - Ensino de História
C.H. - 60 horas

Ementa: Estabelecimento de metas e execução dos planos de investigação e escrita das teses previstos para o sexto semestre do curso. Acompanhamento coletivo das metas estabelecidas e discussão de ajustes. Apresentação e debate da produção escrita visando à qualificação do projeto de tese.

 

Núcleo de Estudos Avançados III - Sujeitos, discursos e identidades
C.H. - 60 horas

Ementa: Estabelecimento de metas e execução dos planos de investigação e escrita das teses previstos para o sexto semestre do curso. Acompanhamento coletivo das metas estabelecidas e discussão de ajustes. Apresentação e debate da produção escrita visando à qualificação do projeto de tese.

 

Núcleo de Estudos Avançados III - Memória, acervos e patrimônio
C.H. - 60 horas

Ementa: Estabelecimento de metas e execução dos planos de investigação e escrita das teses previstos para o sexto semestre do curso. Acompanhamento coletivo das metas estabelecidas e discussão de ajustes. Apresentação e debate da produção escrita visando à qualificação do projeto de tese.

 

Núcleo de Estudos Avançados IV - Ensino de História
C.H. - 60 horas

Ementa: Estabelecimento de metas e execução dos planos de investigação e escrita das teses previstos para o sétimo semestre do curso. Acompanhamento coletivo das metas estabelecidas e discussão de ajustes. Apresentação e debate da produção escrita visando à qualificação do projeto de tese.

 

Núcleo de Estudos Avançados III - Sujeitos, discursos e identidades
C.H. - 60 horas

Ementa: Estabelecimento de metas e execução dos planos de investigação e escrita das teses previstos para o sétimo semestre do curso. Acompanhamento coletivo das metas estabelecidas e discussão de ajustes. Apresentação e debate da produção escrita visando à qualificação do projeto de tese.

 

Núcleo de Estudos Avançados III - Memória, acervos e patrimônio
C.H. - 60 horas

Ementa: Estabelecimento de metas e execução dos planos de investigação e escrita das teses previstos para o sétimo semestre do curso. Acompanhamento coletivo das metas estabelecidas e discussão de ajustes. Apresentação e debate da produção escrita visando à qualificação do projeto de tese.

 

Orientação de Tese de Doutorado I
C.H. - 30 horas.

Ementa:A ODT consiste em uma atividade acadêmica que envolve a sistematização do projeto de tese e seu desenvolvimento, conduzida com orientação individualizada e avaliação docente. A produção esperada ao longo de cada semestre será estabelecida de forma colaborativa entre o doutorando e o orientador, alinhada ao projeto pedagógico do Curso de Doutorado. Na ODT I é esperado que o produto seja a reelaboração do projeto de tese, aprofundamento e refinamento do referencial teórico e adequação dos demais itens do projeto de tese ao referencial.

 

Orientação de Tese de Doutorado II
C.H. - 30 horas.

A ODT consiste em uma atividade acadêmica que envolve a sistematização do projeto de tese e seu desenvolvimento, conduzida com orientação individualizada e avaliação docente. A produção esperada ao longo de cada semestre será estabelecida de forma colaborativa entre o doutorando e o orientador, alinhada ao projeto pedagógico do Curso de Doutorado. Na ODT II é esperada a finalização do projeto de tese, incluindo a definição do referencial teórico da tese e
articulação desses referenciais com os demais aspectos do projeto; revisão de literatura; definição fundamentada das opções metodológicas de investigação.

 

Orientação de Tese de Doutorado III
C.H. - 30 horas.

A ODT consiste em uma atividade acadêmica que envolve a sistematização do projeto de tese e seu desenvolvimento, conduzida com orientação individualizada e avaliação docente. A produção esperada ao longo de cada semestre será estabelecida de forma colaborativa entre odoutorando e o orientador, alinhada ao projeto pedagógico do Curso de Doutorado. Na ODT III é esperado que seja realizada a caracterização de fontes e/ou testagem de instrumentos de coleta de dados e discussão das questões inerentes às opções metodológicas e técnicas; definição das estratégias para a integração e coerência das partes da tese e de elementos de originalidade; planejamento detalhado da redação de capítulos.

 

Orientação de Tese de Doutorado IV
C.H. - 30 horas.

A ODT consiste em uma atividade acadêmica que envolve a sistematização do projeto de tese e seu desenvolvimento, conduzida com orientação individualizada e avaliação docente. Na ODT IV o produto esperado é A produção esperada da ODT IV é o relatório de pesquisa a ser apresentado no Exame de Qualificação de Tese de Doutorado.

 

Seminário de Tese I
C.H. - 45 horas.

Estudo teórico e metodológico das interações entre temas, conceitos, categorias e referenciais
das pesquisas de tese. Aprofundamento de relações com a abordagem de cultura e
regionalidades.

 

Seminário de Tese II - Ensino de História
C.H. - 45 horas.

Possibilidades metodológicas para as pesquisas de tese e suas articulações com a área de concentração e a especificidade das linhas. Reelaboração dos projetos de pesquisa e estabelecimento de trajetórias gerais de investigação individualizadas a partir do debate coletivo.

 

Seminário de Tese II - Memória, acervos e patrimônio
C.H. - 45 horas.

Possibilidades metodológicas para as pesquisas de tese e suas articulações com a área de concentração e a especificidade das linhas. Reelaboração dos projetos de pesquisa e estabelecimento de trajetórias gerais de investigação individualizadas a partir do debate coletivo.

 

Seminário de Tese II - Sujeitos, discursos e identidades
C.H. - 45 horas.

Possibilidades metodológicas para as pesquisas de tese e suas articulações com a área de concentração e a especificidade das linhas. Reelaboração dos projetos de pesquisa e estabelecimento de trajetórias gerais de investigação individualizadas a partir do debate coletivo.

 

EDD I - Estágio de docência I
C.H. - 60 horas.

Ementa:O estágio de docência, como parte integrante da formação dos discentes regularmente matriculados nos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu – PPGs, da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, tem por objetivo a preparação para a docência e a interação com o ensino de graduação. º O estágio de docência é obrigatório para
todos os discentes bolsistas do Programa de Demanda Social – DS da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e de outras agências que obrigarem tal atividade. Os créditos são concedidos pelo Colegiado do PPGH mediante apresentação de relatório de estágio conforme a RESOLUÇÃO CEPE Nº 021, DE 19 DE JULHO DE 2016.

 

EDD I - Estágio de docência II
C.H. - 60 horas.

O estágio de docência, como parte integrante da formação dos discentes regularmente matriculados nos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu – PPGs, da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, tem por objetivo a preparação para adocência e a interação com o ensino de graduação. º O estágio de docência é obrigatório para todos os discentes bolsistas do Programa de Demanda Social – DS da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e de outras agências que obrigarem tal atividade. Os créditos são concedidos pelo Colegiado do PPGH mediante apresentação de
relatório de estágio conforme a RESOLUÇÃO CEPE Nº 021, DE 19 DE JULHO DE 2016.

 

Tópicos especiais em Ensino de História: debates e perspectivas
C.H. - 60 horas.

Ementa: Discussões sobre o ensino de História visando problematizar essa área de pesquisa e seus aspectos teóricos e metodológicos.

 

Tópicos Especiais em escrita da História
C.H. - 60 horas.

Ementa:Abordagens acerca de diferentes perspectivas interpretativas da História do Brasil, focando principalmente o entrelaçamento entre a produção dessas leituras e a busca e constituição em torno das ideias de Identidade Nacional atinentes a essas interpretações buscando perceber as diferenças de orientação que embasam essas mesmas interpretações e ideias.

 

Tópicos especiais em história recente
C.H. - 60 horas.

Ementa: Aspectos teóricos e metodológicos da história recente, história imediata e história do tempo presente. Panorama dos estudos no campo. Cultura histórica e cultura política. Usos do passado. Questões de pesquisa em história recente em diferentes recortes.

 

Tópicos especiais em História, cultura e educação na América Ibérica e teoria literária
C.H. - 60 horas.

Ementa: A cultura escrita nas diferentes vertentes de interesses de pesquisa histórica: as relações entre a instrução e a educação para a formação dos quadros administrativos nos Impérios ibéricos; as relações entre as atividades econômicas, a formação profissional e os projetos educacionais no Império, particularmente na América; as relações entre o iluminismo e a cultura escrita, e entre esta e as práticas culturais e educativas como mediadoras de sociabilidades; o estudo das instituições e de seus componentes educativos num mundo supostamente Ilustrado.

 

Tópicos especiais em cultura e identidades: intelectuais e história intelectual
C.H. - 60 horas

Ementa: Abordagens teóricas e historiográficas sobre história intelectual e os debates sobre os papeis sociais desempenhados por intelectuais no passado. Discussões sobre noções de cultura, identidade e cultura escrita. Os intelectuais e a construção de saberes, da cultura e de identidades.

 

Tópicos especiais em Metodologias e Novas Abordagens em história e cultura
C.H. - 60 horas

Ementa: Estudo de problemas teórico-metodológicos em regiões de fronteira e intercâmbio da história com outras outras ciências. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e produção de saberes híbridos.

 

Tópicos especiais em Cultura, Religião e Religiosidades
C.H. - 60 horas

Ementa: Estudo dos modos históricos de produção sociocultural de práticas e representações religiosas. Instituições e movimentos religiosos. Construção e reconstrução de crenças, práticas e discursos religiosos nas sociedades modernas. Religiosidade e sentimento religioso como elemento constituinte de identidades sociais. O papel das doutrinas na formação de identidades religiosas. Religiões, coexistência e conflitos internos ao campo religioso. O processo histórico de surgimento, organização e interpretação dos comportamentos, símbolos e linguagens nas religiões, em suas múltiplas manifestações e expressões, nas suas interfaces com a antropologia, a psicologia, a teologia e a literatura.

 

Tópicos especiais em usos sociais da história
C.H. - 60 horas

Ementa: Os usos sociais do conhecimento histórico e a teoria da História. Orientação temporal. Passado, tradição, memória e produção social das identidades. Definições de consciência histórica na filosofia e na teoria da História. O papel estratégico do ensino de história na produção e reprodução de identidades. Narrativas e metodologias de pesquisa da consciência histórica.

 

Tópicos especiais em História e Cultura Escrita
C.H. - 60 horas.

Ementa: Estudo monográfico sobre a circulação da palavra impressa nas sociedades contemporâneas em suas capacidades de transformar os modos de interação social, permitir  novas formas de pensar e modificar as relações de poder e forjar identidades em torno de comunidades de leitores.

 

Tópicos Especiais em História e antropologia: diálogos interdisciplinares
C.H. - 60 horas.

Ementa: A partir do enfoque no(s) conceito(s) de cultura e relativismo cultural, o objetivo do curso é introduzir discussões sobre as trocas interdisciplinares em regiões fronteiriças entre a história e a antropologia social e cultural.

 

Tópicos especiais em História, Cultura e Natureza
C.H. - 60 horas.

Ementa: Discussões analíticas sobre como as sociedades humanas têm transformado o mundo natural, como o mundo natural tem transformado as sociedades humanas e como as ideias e os sentimentos sobre natureza têm sido criados, pleiteados e modificados ao longo do tempo na cultura ocidental.

 

Tópicos especiais em História do Tempo Presente: Intelectuais curitibanos da primeira metade do século XX
C.H. - 60 horas.

Ementa: estudos teóricos e metodológicos sobre História do Tempo Presente; políticas da escrita e cultura escrita; historiografia sobre intelectuais na primeira metade do século XX; vida cultural da cidade de Curitiba nos anos 1920-1950: tensões entre tradição e modernidade.

 

Tópicos Especiais em História, Catolicismo e Imigração
C.H. - 60 horas.

Ementa: A cultura católica brasileira e a compreensão do processo histórico nacional. Articulações, relações e tensões entre as formas  identitárias e as vivências religiosas do imigrante europeu no sul do Brasil e as expressões institucionais e culturais  da sociedade brasileira.

 

Tópicos especiais em história e imagens fotográficas
C.H. - 60 horas.

Ementa: Estudo sobre problemas teórico-metodológicos relativos ao uso de representações imagéticas, com ênfase na fotografia, tendo em vista seu emprego como fontes documentais na produção do conhecimento histórico.

 

Tópicos especiais em História e teoria literária
C.H. - 60 horas.

Ementa: Usos historiográficos das teorias literárias. Texto, contexto e intertexto. História cultural e estética da recepção. Novo historicismo.

 

Tópicos Especiais em Culturas e Identidades de Classe
C.H. - 60 horas.

Ementa: Problematização dos processos simbólicos que perpassam a dinâmica da formação e reconfiguração da classe trabalhadora em diferentes contextos históricos, enfatizando as experiências que assumem forma de identidade de classe em suas múltiplas manifestações.

 

Tópicos especiais em história, música e cultura
C.H. - 60 horas.

Ementa: A Música Popular Brasileira: abordagens na pesquisa histórica. Os sujeitos da música: territórios, sociabilidades, identidades. Música popular no Brasil republicano: os sons da nação; os sentidos de brasilidade. Confrontos e diversidade cultural: a cidade e o campo; o urbano e o rural; a casa e a rua.

 

Tópicos especiais  em intituições e doenca no Brasil republicano
C.H. - 60 horas.

Ementa: Análise e discussão de aspectos teóricos e metodológicos da historiografia produzida sobre as instituições públicas, privadas e filantrópicas relacionadas à questão do combate e da prevenção das doenças no Brasil Republicano.

 

Tópicos especiais escrita da história e invenção de identidades
C.H. - 60 horas.

Ementa: Abordagens acerca de diferentes perspectivas interpretativas da História do Brasil, focando principalmente o entrelaçamento entre a produção dessas leituras e a busca e constituição em torno das ideias de Identidade Nacional – atinentes a essas interpretações – buscando perceber as diferenças de orientação que embasam essas mesmas interpretações e ideias.

 

Tópicos especiais em História e Cultura
C.H. 60 horas

Ementa: Abordagens teóricas e historiográficas sobre história e cultura e cultura popular. Discussões sobre noções de cultura, cultura popular. Os intelectuais e as apropriações da cultura popular no Brasil.

 

Tópicos Especiais em Intelectuais e pensamento social brasileiro
C.H. 60 horas

Ementa:Estudar princípios e questões afetas ao pensamento social brasileiro, produzidas por intelectuais que problematizaram e interpretaram a formação social nacional.

 

Tópicos Especiais em práticas educativas e de saúde no Brasil
C.H. 60 horas

Ementa: Estudar ideias de saúde e doença e as diferentes propostas e estratégias educacionais (não escolares) no campo sanitário brasileiro.

 

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