EDITAL 11/2024

 

 

 


ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA ALUNOS ESPECIAIS EM DISCIPLINAS ISOLADAS NO MESTRADO EM HISTÓRIA, CULTURA E IDENTIDADES PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2024

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no uso de suas atribuições e, em atenção à deliberação do Colegiado e de acordo com o artigo 23 e ss. II do Regulamento do PPGH, faz saber que estarão abertas de 28/06/2024 a 17/07/2024 as inscrições para o processo de inscrição de alunos especiais em disciplina isolada, conforme o que dispõe o presente Edital:

  1. Poderão se inscrever todos os alunos que concluíram curso superior em História ou áreas afins.

1.1 Serão priorizados candidatos já matriculados em Programas de Pós-Graduação, preferencialmente na área de Ciências Humanas.

  1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento. Dentre as normas gerais, destacados os itens a seguir:

2.1 É vedada mais de uma inscrição por candidato.

2.2 A aprovação na seleção para aluno especial não garante a aprovação do candidato como aluno regular do Programa.

2.3 A admissão do aluno especial terá validade de um semestre letivo.

2.4 É vedado o trancamento de matrícula ao aluno especial.

  1. Disciplinas que aceitarão alunos especiais, seu respectivo docente responsável, horário, ementa, carga horária e vagas:

 

Núcleo de Pesquisas em História Intelectual I

Prof. Névio de Campos
Horário: Sextas-feiras, 8:00 às 12:00
Ementa: Estudos sobre a História Intelectual e a História dos Intelectuais. Gerações, trajetórias, produção. Métodos e teorias de análise a respeito dos intelectuais e as produções oriundas desses sujeitos históricos. Diálogos entre a História e a Sociologia, a Antropologia, a Literatura e a Educação tendo os intelectuais e suas produções como objeto central.
60 horas/ 4 créditos
5 vagas

 

Núcleo de Pesquisas em Didática da História I

Prof. Luis Fernando Cerri/ Prof. Ridson Miranda (pós-doutorando)
Horário: Segundas-feiras, 18:30 às 22:00
Ementa: Análise e discussão de fundamentos teóricos e de investigações multifacetadas sobre três pólos fundamentais da relação de ensino e aprendizagem em História: sujeitos, saberes e práticas. Quem são, o que pensam e como agem professores e alunos diante do desafio de produzir o conhecimento histórico escolar, o pensar historicamente, e como o fazem, ou seja, que métodos, técnicas e recursos utilizam diante dessa finalidade. Produção de conhecimentos sobre o tema, na interação entre os sujeitos envolvidos (pesquisadores, professores e alunos) diante dos desafios da prática, procurando reflexões aprofundadas a partir do atendimento às necessidades imediatas. O conceito de consciência histórica, que amplia a definição de Didática da História, descentrando-a do ensino para contemplar a centralidade da aprendizagem histórica. Estudos para compreender como as pessoas aprendem e aplicam conteúdos históricos em sua vida cotidiana. Professores e de alunos, entendidos como sujeitos integrais, cuja identidade vai além de sua vinculação escolar e de seus conhecimentos históricos. Usos sociais do conhecimento histórico, percepção da sociedade e da comunicação de massa como fatores educativos.
60 horas/ 4 créditos
6 vagas

Obs: disciplina a distância

 

Teoria da História

Prof. Rosângela Petuba
Horário: Quintas-feiras, das 13:30 às 17:30
Ementa:Estudo acerca das perspectivas e tendências historiográficas contemporâneas a partir da análise de constituição de um “modelo moderno de história” e de sua historicidade, apontando para suas questões, problemas e desdobramentos: suas principais matrizes, suas concepções de história e representações de tempo, as formas de discurso, bem como sua relação com chamados princípios de cientificidade (relação sujeito x objeto, diálogos interdisciplinares, concepções de ciência).
60 horas/ 4 créditos
5 vagas

 

  1. Período e orientação para as inscrições:
    a) Período: de 28/06 a 17/07/2024
    b) As inscrições deverão ser feitas pelo sistema ACAD (https://acad.apps.uepg.br/inicio)
  2. Documentos necessários à inscrição:

5.1 Formulário de inscrição devidamente preenchido.

5.2 Carta de intenção.

5.4 Arquivo de imagem com uma foto de rosto recente.

5.5 Arquivo .pdf com cópia do diploma de curso de graduação (frente e verso).

5.6 Arquivo .pdf com cópia dos documentos pessoais (RG em que conste o CPF ou CNH).

  1. Não será aceita a inscrição do candidato que não enviar a documentação completa.
  2. O processo de seleção é composto por uma (01) etapa: avaliação da carta de intenção.

7.1 A avaliação da carta de intenção exigirá que o candidato enfatize os seguintes itens:

    1. a) Motivos pelos quais deseja frequentar a disciplina;
    2. b) Experiência acadêmica (estágio, monitoria, iniciação científica, TCC) ou profissional do candidato na área da disciplina ou áreas afins;
    3. c) Benefícios que a realização da disciplina trará para o seu desempenho acadêmico e profissional.

8) Divulgação do resultado final será feita em edital até o dia 19 de julho de 2024 na página do Programa: https://www2.uepg.br/ppgh/editais

As aulas terão início no dia 05 de agosto de 2024.

 

Ponta Grossa, 28 de agosto de 2024.

Coordenação do PPGH

ANEXO I – Ficha de Inscrição de alunos especiais 2024_2 (baixar, preencher e anexar na plataforma ACAD)

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