PPGH anuncia 1o. Colóquio
O Programa de Pós-graduação em História – Mestrado acadêmico convoca seu corpo discente e convida os egressos do Programa, participantes em História do PIBIC-UEPG, egressos dos cursos de História da UEPG, corpo docente do PPGH e professores de História do ensino básico e superior para participar do 1º. Colóquio do PPGH.
1ª. Circular
O Programa de Pós-graduação em História – Mestrado acadêmico convoca seu corpo discente e convida os egressos do Programa, participantes em História do PIBIC-UEPG, egressos dos cursos de História da UEPG, corpo docente do PPGH e professores de História do ensino básico e superior para participar do 1º. Colóquio do PPGH. O encontro será realizado remotamente, e tem os seguintes objetivos.
Objetivos Gerais
– Proporcionar a interlocução científica entre pesquisadores das diferentes áreas do PPGH-UEPG
– Oportunizar a avaliação do programa por seus diferentes agentes
Objetivos Específicos
– Promover a integração entre as linhas e núcleos de pesquisa, por meio de sessões de debate de trabalhos diferentes em termos de núcleo, tema, metodologia, referenciais etc.
– Promover a integração vertical entre os agentes do PPGH, por meio do encontro dialógico entre graduandos, mestrandos, egressos e pesquisadores do PPGH.
– Gerar oportunidades de trabalhos técnicos (organização de eventos, emissão de parecer, coordenação de sessões) e apresentação de trabalhos científicos para todos os integrantes do programa.
– Promover sessões de reflexão aprofundada entre corpo docente, discente e egressos para avaliação coletiva e planejamento estratégico do Programa.
Atividades:
– Conferência de abertura
– Mesa redonda de avaliação do programa e discussão de metas futuras.
– Sessões mistas (diferentes linhas e grupos de pesquisa) de debate de trabalhos de pesquisa em andamento e concluídos com mestrandos e mestrandas, egressos e egressas do Programa
– Publicação de resumos estendidos nos anais eletrônicos do evento.
– Minicursos e Oficinas ministrados pelas/os mestrandas/os tendo por público-alvo os estudantes de graduação dos diversos cursos da UEPG.
Cronograma:
Inscrição de propostas de minicursos ou oficinas: até 27/08/2021
Inscrição de trabalhos (obrigatória para os mestrandos do PPGH): até 13/09/2021
Divulgação dos trabalhos aprovados: até 20/09/21
Inscrição de graduandos para participação em oficinas e minicursos: de 2 de setembro a 24 de setembro
Inscrição de ouvintes: de 2 de setembro a 24 de setembro
Realização do evento: 29 e 30 de setembro e 1 de outubro 2021
Comissão organizadora:
Alessandra Izabel de Carvalho
Luis Fernando Cerri
Edson Armando Silva
Erivan Cassiano Karvat
Robson Laverdi
Eduardo Leite Lisboa (NP História Religião)
Ana Flávia Barboza Garcia (NP História Intelectual)
Guilherme Weiber (NP História e Imagem)
Mariana de Sá Gaspar (NP Didática da História)
Micheli Rosa (NP Estudos de Gênero)
Renato Schnell Jr. (NP Memória, Cultura e Natureza)
Comitê Científico (docentes da casa + convidados por Núcleo)
Edson Armando Silva (PPGH)
Georgiane Garabely Heil Vázquez (PPGH)
Luis Fernando Cerri (PPGH)
Maria Paula Costa (PPGH/ Unicentro)
Robson Laverdi (PPGH)
Rosângela Wosiack Zulian (PPGH)
Patrícia Carla de Melo Martins (PPGH)
Alessandra Izabel de Carvalho (PPGH)
Claudio Luiz Denipoti (PPGH/ UEL)
Erivan Cassiano Karvat (PPGH)
Marco Antonio Stancik (PPGH)
Maria Julieta Weber Cordova (PPGH)
Niltonci Batista Chaves (PPGH)
Patrícia Camera Varella (PPGH)
Evelyn Roberta Nimmo (PPGH)
Carmen Lúcia de Salis (UNICENTRO)
Andréa Mazurok Schactae (IFPR)
Ilton César Martins (UEPG)
Joseanne Marinho (UESPI)
Rosângela Petuba (UEPG)
Névio de Campos (UEPG)
Programação
29/09 – Quarta | 30/09 – Quinta | 01/10 – Sexta | |
9:00 – 12:00 h |
Oficinas ou minicursos de mestrandos/ egressos para graduandos
|
Oficinas ou minicursos de mestrandos/ egressos para graduandos
|
Painel dos Núcleos de Pesquisa |
14:00 – 17:00 h |
Sessões de debates
|
Sessões de debates
|
Sessões de debates |
18:30 – 20:30 h | Abertura
Conferência: Os rumos da avaliação da área de História na CAPES (Prof. Dr. Cláudio Batalha – Unicamp) |
Painel: O PPGH-UEPG em Perspectiva: avaliações e metas futuras
Colegiado do PPGH Convidado: Prof. Dr. Cláudio Denipotti (UEL)
|
Sessões de debates |
Orientações para a inscrição e apresentação de trabalhos
- a) Minicursos e oficinas
Minicursos são atividades de ensino e aprendizagem de caráter teórico e metodológico que desenvolvem temas históricos que tangenciam as pesquisas históricas de seus proponentes. Oficinas são atividades de ensino e aprendizagem que incluem um caráter prático, de construção de produtos, processos ou procedimentos vinculados aos campos de pesquisa histórica dos seus proponentes. Ambos podem ser de 3 ou de 6 horas, conforme a necessidade do tema ou possibilidades dos proponentes. Os proponentes deverão ser mestrandas/os e/ou egressos/as do PPGH (até 3 proponentes). As propostas devem ser enviadas para o link https://forms.gle/zAgaPSyvcGwdah7e8 informando ementa, programação e bibliografia.
- b) Apresentação de trabalhos
Serão aceitos textos com sínteses de dissertações ou capítulos (especialmente para egressos), apresentação de projetos (especialmente para novos mestrandos/as), problematização de aspectos teóricos e/ou metodológicos da pesquisa, apresentação e discussão de acervos ou fontes, discussão de resultados parciais ou finais. Os textos deverão ter as seguintes características: tanto no caso de projetos quanto de pesquisas mais avançadas, responder em alguma parte do texto às seguintes questões:
– Como o trabalho dialoga com as características do núcleo de pesquisa escolhido?
– Qual é o potencial de contribuição para o campo historiográfico em que se insere?
– Qual é o potencial de contribuição para a sociedade?
– Como são articuladas as questões teóricas e metodológicas da pesquisa?
A inscrição de textos e discussão dos trabalhos é aberta a:
– alunos de graduação participantes do PIBIC (Pibic, Provic, Bic) vinculados ao DEHIS
– egressos de licenciatura ou bacharelado em História da UEPG
– mestrandos do PPGH-UEPG
– egressos do PPGH-UEPG
Os textos deverão ser enviados conforme o arquivo de modelo disponível neste link: https://docs.google.com/document/d/1ydaX5tIyM2CgYFmd9op6G_jf27rlRyS9/edit?usp=sharing&ouid=111946522898717745750&rtpof=true&sd=true. Os participantes deverão baixar o arquivo e escrever ou colar seus textos sem modificar a formatação. Os textos deverão ter a extensão de 10 páginas, incluídos todos os elementos textuais, incluindo notas de rodapé, figuras, tabelas e bibliografia.
Os textos deverão ser enviados pelo seguinte formulário: https://forms.gle/GaLMSvtU33BNLCho7.
Os trabalhos NÃO SERÃO APRESENTADOS. Os inscritos se comprometem a ler e apresentar questões e considerações sobre os textos de todos os colegas da mesma sessão de debates.