O XXVI Seminário de Inverno de Estudos em Comunicação divulga a programação de abertura e das apresentações de artigos científicos durante a semana.
Na segunda-feira (18/09) às 19h os professores doutores Prof. Dr. Hendryo Anderson André (UEPG) e a Prof. Dr. Rafael Bellan Rodrigues de Souza (UFES/UEPG) abrem o evento com a palestra, “O Jornalismo como Profissão e a Regulamentação das Plataformas Digitais”.
De 18 a 22 de setembro acontecem as apresentações de trabalhos científicos. A apresentação dos autores dura em média 15 minutos, sempre com um debate entre os presentes ao fim de cada sessão.
A equipe coordenadora do XXVI Seminário de Inverno agradece a submissão de todos os pesquisadores e pesquisadores, e a inscrição como ouvinte dos interessados. Aguardamos todos durante o evento!
Para mais informações é só entrar em contato via e-mail: seminarioinvernouepg@gmai.com
PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira, 18 de setembro
19h – Palestra: O jornalismo como profissão e a regulamentação das plataformas digitais.
– Prof. Dr. Hendryo Anderson André (UEPG)
– Prof. Dr. Rafael Bellan Rodrigues de Souza (UFES/UEPG)
20h -Debate
Sessão 1
20h30min – Fronteiras do conhecimento jornalístico: análise da construção conceitual das dissertações do PPG Jornalismo UEPG (2020-2022) – Yago Raphael Massuqueto Rocha.
20h45min – Perguntas Metodológicas para uma Pesquisa em Jornalismo – David Candido dos Santos.
21 horas – A Objetividade como Prática e Valor: convergências e conflitos nos Estudos do PPG Jornalismo da UEPG – Kethlyn Tainá Lemes e Karina Janz Woitowicz.
21h15min – Debate
Terça-feira, 19 de setembro
Sessão 2
19h – Contatos formativos com a cultura jornalística: profissionais convidados da Semana de Comunicação da UEPG de 2006 a 2015 – Cassiana Tozati e Rafael Schoenherr.
19h15min –Os jornalistas formados na UEPG (1989-2022): estudo sobre trajetórias profissionais registradas no LinkedIn – Eduarda Guimarães e Felipe Simão Pontes.
19h30min – Foca Livre e suas fases: uma análise sobre períodos do jornal laboratorial do curso de Jornalismo da UEPG – Vanessa Galvão de Souza Lima.
19h45min – Uso e funções do Software OBS Studio aplicado ao ensino do jornalismo audiovisual – Manoel Moabis Pereira dos Anjos.
20 horas – Debate
Sessão 3
20h30min – Representação da bibliografia em teorias do jornalismo em cursos de graduação – Jéssica Gradin e Guilherme Carvalho
20h45min – Levantamento de estudos sobre desinformação e pandemia publicados em revistas indexadas pelo Portal de Periódicos da Capes – Hendryo Anderson André
21 horas – I.A., (des)informação e (des)contextualização no jornalismo – Paulo Pessôa Neto e Ivan Bomfim
21h15min – Debate
Quarta-feira, 20 de setembro
Sessão 4
19h – A Notícia: a modernização do impresso em Ponta Grossa (1978- 1983) – Vinicius Sampaio Rodrigues e Marcelo Engel Bronosky.
19h15min – A Notícia pelas suas capas: marcas modernizantes no jornalismo de interior – Amanda Bassani Dal´Bosco e Marcelo Engel Bronosky.
19h30min – O uso da imagem da mulher no jornal ‘A Notícia’: o caso das capas erotizadas – Rhamonn Rangel Cottar.
19h45min – Comprometimento ético da produção jornalística e as consequências para os profissionais, em um cenário de precarização do trabalho – Cassiana Tozati e Muriel Emídio Pessoa do Amaral.
20h – Debate
Sessão 5
20h30min – Análise dos comentários LGBTóbicos nas publicações do jornal DCmais no Facebook: Uma abordagem discursiva do preconceito – Alex Daniel Dolgan
20h45min – Imersão Sonora e Linguagem Narrativa: Uma Análise do Podcast “A República das Milícias” – Pamela Tischer Lima e Luiza Carolina dos Santos.
21 horas – O rádio comercial e a convergência tecnológica: um debate sobre o impacto no profissional jornalista – Daniely Neiverth e Luiza Zanotti Moro.
21h15min – Debate
Quinta-feira, 21 de setembro
Sessão 6
19 horas – O “ser jornalista” no Twitter: o segundo turno da eleição presidencial de 2022 a partir dos tweets do jornalista Reinaldo Azevedo – Leriany Barbosa e Ivan Bomfim.
19h15min – O bolsonarismo ponta-grossense: indicativos do passado, do presente e do futuro – Afonso Verner
19h30min – Entre Interações Online, Desinformação e o Espírito do Tempo na atualidade, através do WhatsApp – Vinícius Alexandre, Petronilio Ferreira e Sérgio Gadini.
19h45min – Enquadramentos editoriais sobre Bolsonaro nas Eleições 2022: recortes da Folha de S. Paulo – João Vitor Pizani e Hebe Maria Gonçalves de Oliveira.
20 horas – Debate
Sessão 7
20h30min – Bolsodivos: a onda conservadora nos comentários de postagens da Jovem Pan News no perfil do Tik Tok – Petronilio Ferreira.
20h45min – A construção do conhecimento a partir dos enquadramentos jornalísticos: uma análise da cobertura da Ocupação Dom Helder Câmara – Victor Hugo Suliano Ramalho
21h – Quinta misteriosa: A narrativa usada para contar histórias true crime – Sara Dalzotto.
21h15min – Debate
Sexta-feira, 22 de setembro
Sessão 8
19h – A “romantização da pobreza”: uma análise das narrativas construídas em reportagens do Tribuna da Massa e Meio Dia Paraná – Gabriella de Barros e Graziela Bianchi.
19h15min- Análise de Enquadramento na TV Miramar: Explorando a interseção entre Mídia e Política em Moçambique – António Damião.
19h30min – Jornalismo no TikTok: análise dos produtos jornalísticos da Gazeta do Povo, ND Mais e GZH no aplicativo – Isadora Ricardo e Graziela Bianchi.
19h45min – Meio Dia Paraná e a construção da realidade: telejornalismo local em uma perspectiva pedagógica – Alana Bittencourt Silva.
20h – Debate
Sessão 9
20h30min– A banalização da crítica gastronômica nas avaliações de restaurantes publicadas por perfis no TikTok – Larissa Del Pozo.
20h45min – Booktube: análise de resenhas literárias audiovisuais dentro da plataforma YouTube – Tamires Limurci dos Santos e Cíntia Xavier.
21 horas – O videodocumentário jornalístico como forma de documentar a história do balé em Ponta Grossa e ações democráticas da prática – Lilian Ferreira Magalhães e Marizandra Rutilli.
21h15min – Debate