PPGJor abre inscrições para alunos não regulares às disciplinas do 2º semestre de 2023

O Programa de Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa divulga edital de vagas para alunos não regulares cursarem as disciplinas ofertadas no segundo semestre de 2023. Interessados devem se cadastrar via Sistema ACAD, abrir um processo e anexar carta de interesse, RG, CPF, certificado de conclusão de curso ou diploma de graduação nas áreas afins, até 04 de agosto.

A coordenação disponibiliza três disciplinas que discutem as várias interfaces do Jornalismo: Jornalismo e Convergência Tecnológica, quinta-feira às 18h30; Lógicas de Produção e Consumo no Jornalismo na sexta-feira às 18h30; e Jornalismo, Democracia e Poder aos sábados às 8h30.

Convergência Jornalística, Lógicas do Jornalismo, Democracia e Poder

Em “Jornalismo e Convergência Tecnológica”, ministrada pela Profª. Drª. Graziela Soares Bianchi e o Prof. Dr. Ivan Bomfim, a proposta é debater as transformações da área a partir das evoluções tecnológicas e dos processos comunicacionais.

Já na disciplina metodológica, “Lógicas de Produção e Consumo no Jornalismo”, com o Prof. Dr. Rafael Schoenherr, Profª. Drª. Cintia Xavier e Prof. Dr. Hendryo André, a discussão abarca opções metodológicas operativas e processuais da pesquisa em jornalismo voltada à investigação e análise das dinâmicas produtivas e de consumo do jornalismo. “Interessa a observação da tomada de notas, descrição de situações, entrevista com jornalistas, a formulação de protocolos e instrumentos de investigação, com contribuição metodológica atualizada do newsmaking e da etnografia da notícia”, indica Schoenherr.

Em Jornalismo, Democracia e Poder, disciplina com a Profª. Drª. Hebe Maria Gonçalves de Oliveira, Profª. Drª. Karina Janz Woitowicz e Prof. Dr. Guilherme Gonçalves de Carvalho, o debate visa promover reflexão acerca das “dinâmicas de poder no campo jornalístico”, explica Woitowicz.

A inscrição e as aulas são gratuitas, assim como a certificação. A homologação das inscrições será divulgada em edital no site do programa até o dia 10 de agosto e as aulas iniciam presencialmente no dia 17 de agosto.
Acesse o edital aqui.