Mestrado promove curso “Cultura de convergência e jornalismo transmídia”

O Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza a partir da próxima segunda-feira (14/04) o curso “Cultura de convergência e jornalismo transmídia”, ministrado pelo professor Dr. Denis Porto Renó.

O curso acontece na segunda-feira das 14h às 18h, terça-feira das 13h às 17h e quarta-feira das 8h às 12h, totalizando 12 horas-aula. As vagas são abertas para os estudantes do Mestrado, para os professores do Departamento de Jornalismo (DeJor) e para integrantes do Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais (Gemidi).

Denis Renó possui Mestrado (2006) e Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2010) e graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Paraíba (2003). Desenvolve pesquisas sobre comunicação, jornalismo, narrativa transmídia, cinema interativo, narrativas audiovisuais e novas tecnologias digitais. É membro-associado da Media Ecology Association e é co-fundador das redes internacionais ICE – Informação, Comunicação e Educação e da Red Transmediaticos.

As inscrições podem ser feitas na secretaria do DeJor, campus central da UEPG. Os inscritos precisam ler com antecedência os textos indicados para o curso.

Confira a programação completa:

Dia 14 (segunda-feira):

Tema: Entre o velho e o novo
Atividade: Discussões sobre as diferenças entre os velhos e os novos meios e a relação entre eles no que diz respeito à produção de conteúdos comunicacionais.
Bibliografia prévia:
LEVINSON, Paul. Digital McLuhan. Nova Iorque: Routledge, 1999. PP 1-12. (texto: New new media)

Dia 15 (terça-feira):

Tema: Os novos meios
Atividade: Debate sobre as mudanças nos processos comunicacionais a partir do advento do digital, inclusive processos interativos e tecnológicos relacionados com a produção midiática.
Bibliografia prévia:
LANDOW, George. Hipertexto 3.0. Buenos Aires: Paidós Comunicación, 2009. PP 103-126.
GILLMOR, Dan. Nós, os medios. Lisboa: Presença, 2005. PP 21-57.

Dia 16 (quarta-feira):

Tema: Jornalismo transmídia
Atividade: Discussões sobre a produção de conteúdos informativos com a linguagem transmídia – conceitos e práticas.
Bibliografia prévia:
RENÓ, Denis; FLORES, Jesús. Periodismo transmedia. Madrid: Fragua Editorial, 2012. PP 81-108. (arquivo: “Livro.pdf”)