O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGJor-UEPG) abriu nesta quarta-feira (07) as inscrições para a seleção aos seus cursos de mestrado e doutorado com ingresso no primeiro semestre de 2027. Ao todo, serão 10 vagas para o mestrado e 6 vagas para o doutorado. É também ofertada, em caráter adicional, uma vaga para candidato (a) estrangeiro (a) com status de refugiado/a ou portador/a de visto humanitário.
Confira aqui o edital de seleção com todos os detalhes:
https://www2.uepg.br/ppgjor/wp-content/uploads/sites/26/2026/10/Edital-selecao-2027.pdf
INSCRIÇÕES
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via internet, pelo endereço https://acad.apps.uepg.br/inicio, no período de 07/10/2026 a 03/02/2027.
A homologação das inscrições ocorrerá até 05 de fevereiro de 2027.
DOCUMENTAÇÃO
A lista necessária de documentos também pode ser conferida no edital de seleção:
https://www2.uepg.br/ppgjor/wp-content/uploads/sites/26/2026/10/Edital-selecao-2027.pdf
PROCESSO DE SELEÇÃO
A seleção inclui três etapas complementares, sendo duas eliminatórias e uma apenas classificatória:
(1ª) análise do anteprojeto de pesquisa;
(2ª) prova escrita
(3ª) apresentação (defesa) do anteprojeto e do currículo.
A terceira etapa é apenas classificatória, mas o(a) candidato deve participar obrigatoriamente, sob pena de exclusão do processo seletivo. A pontuação mínima a ser alcançada nas três etapas para o(a) candidato(a) ser aprovado(a) é sete (7,0), de um valor máximo dez (10,0).
RESULTADOS
A lista de aprovados para o curso de doutorado será publicada a partir de 22/02/2027, e para o curso de mestrado, a partir do dia 25/02/2027, em editais específicos na página do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo: (https://www2.uepg.br/ppgjor/editais/)
MATRÍCULA
A data e os procedimentos de matrícula dos(as) estudantes selecionados(as) para o doutorado serão divulgados a partir de 23/02/2027; e para o mestrado a partir de 01/03/2027 na página do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (https://www2.uepg.br/ppgjor/).
O início das aulas do ano letivo de 2027 está previsto para até 15 de março de 2027.
O PROGRAMA
O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo foi fundado em 2013 e atualmente tem nota 5 na avaliação da CAPES. Tendo como área de concentração “Processos Jornalísticos”, o programa é estruturado em duas linhas de pesquisa:
Linha 1) Processos de Produção Jornalística – Contempla pesquisas sobre a especificidade epistemológica e profissional do jornalismo, investigações de fenômenos jornalísticos contemporâneos, notadamente aqueles situados no âmbito da produção, circulação e consumo, considerando os elementos, relações e variáveis dos processos editoriais em Jornalismo.
Linha 2) Processos Jornalísticos e Práticas Sociais – Envolve estudos e reflexões conceituais em torno das relações do jornalismo com outras práticas e representações, como cultura e política, e os respectivos impactos nas mediações sociais e debates públicos. As pesquisas desta linha tematizam as interfaces do jornalismo no tocante às disputas eleitorais, manifestações culturais, gênero, políticas públicas, práticas de cidadania e articulações com formatos discursivos de grupos e movimentos sociais.
Mais informações e qualquer dúvida pode ser encaminhada para o e-mail ppgjor@uepg.br
