O XVII Seminário de Inverno de Estudos em Comunicação, que acontece de 2 a 6 de junho na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), já tem programação definida. Neste ano, o evento aborda o tema “O Jornalismo entre a crise de modelos e a legitimidade profissional”. Foram selecionados 45 artigos acadêmicos de diversas instituições de ensino superior. Além das apresentações de trabalhos, o evento terá conferências com os professores Dr. Boanerges Lopes Filho (pós-doc PPGJor UEPG/PNPD Capes) e Dra. Tattiana Gonçalves (UFSC).
As atividades do Seminário acontecem no pequeno auditório do campus Central da UEPG. Cada trabalho terá 15 minutos para apresentação e, ao final da sessão, haverá debate entre os autores e demais participantes. Os trabalhos efetivamente apresentados serão publicados nos Anais do XVII Seminário de Inverno de Estudos em Comunicação (edição 2014), em versão digital com registro ISSN.
Confira a programação completa:
Dia 2/06/2014, 2ª-feira
18h30 – Abertura. Conferência (Dr. Boanerges Lopes Filho, pós-doc PPGJor UEPG/PNPD Capes)
19 horas – Apresentação de Trabalhos
1 – Visibilidade de temas da Gazeta do Povo no Facebook e suas interações a partir da fanpage da rede social – Adriana Monserrat Cedillo Morales Moreira (UFPR) e Regiane Soares Lima (UFPR)
2 – A construção da imagem pública da PEC 37 nos telejornais locais – Elaine Javorski (UniBrasil), Liege Scremin (UniBrasil) e Liriane Kampf (UniBrasil)
3 – Eleição e Mídia: Uma Análise da Cobertura Eleitoral para a Prefeitura de Curitiba, em 2012, no Portal Eletrônico do Jornal Gazeta do Povo – Anne C Pellizzaro (UFPR), L. R. S. A. L Santos (UFPR) e Fábio J Martim (UFPR).
4 – Conteúdo e Interação do Público em Portais de Revistas: uma Proposta para Análise da Cobertura Eleitoral na Internet – Emerson U Cervi (UFPR) e Fernanda C Carvalho (UFPR)
5 – Da opinião à informação na cobertura da Gazeta do Povo nas eleições de 2000 a 2012 em Curitiba – Doacir G Quadros (UFPR)
6 – A relevância política das Capas dos diários de Ponta Grossa: Análise das campanhas eleitorais e partidos políticos nas eleições 2012 – Carlos Willians Jaques Morais (UEPG), Rafaelly do Nascimento (UEPG) e Anna Vitória Cuimachowicz Vieira (UEPG)
7 – Estudo comparativo entre os temas de interesse público nas campanhas majoritárias de 2008 e 2012 em Ponta Grossa – Aline Czezacki Kravutschke (UEPG), Edgar M. Taques Ribas Filho (UEPG) e Aline Louize Deliberali Rosso (UFSC)
8 – Os temas debatidos no segundo turno do horário eleitoral: um estudo comparativo das eleições para prefeito de Ponta Grossa em 2008 e 2012 – Luãn Chagas (UEPG), Lauro Alexandre (UEPG) e Camilla Q. Tavares (UEPG)
9 – O interesse público na disputa eleitoral de 2012 em Ponta Grossa: análise do HGPE televisivo da candidatura do PDT (Marcio Pauliki) – Nilson de Paula Junior (UEPG) e Sérgio Luiz Gadini (UEPG)
Dia 3/06/2014, 3ª-feira, 19 horas
1- Imaginário social e personagens célebres – Marcia Boroski (UEPG)
2 – Os impactos das novas tecnologias nas relações entre assessores de imprensa e jornalistas – Cléber Moletta (UEPG)
3 – A comunicação pública da Assembléia Legislativa do Paraná (ALEP) em meio as novas tecnologias – Um mapeamento de conteúdo – Edson Gil Santos Júnior (UEPG) e Maria Lúcia Becker (UEPG)
4 – Análise das notícias dos sites das Assembleias Legislativas brasileiras que se autodenominam Agências de notícia – Hellen Gerhards Weinert (UEPG) e Hebe Maria Gonçalves de Oliveira (UEPG)
5 – Jornalismo em tempos de mudanças: a busca pela compreensão do ethos discursivo e da identidade dos jornalistas em Assessoria de Imprensa – Boanerges Balbino Lopes Filho (UEPG) e Rafael Pereira da Silva (UFJF)
6 – Agendamento da acessibilidade para as pessoas com deficiência no portal da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) – Karine Arminda de Fátima Segatto (UEPG)
7 – O jornalista e sua atuação profissional em projetos que aliam a Comunicação e Educação – Aline T. A Horn (UFPR)
8 – Jornalismo no interior: o desafio da produção regional nos impressos dos Campos Gerais – Mariana G Noronha (UEPG)
9 – A ideia de proximidade como estratégia central de regionalização na imprensa do interior do Paraná: um estudo do Jornal Aconteceu – Matheus H Lara (UEPG), Cássia L. M Rodrigues (UEPG) e Rafael Schoenherr (UEPG)
Dia 4/06/2014, 4ª-feira, 19 horas
1 – Consumo Midiático em tempo de convergência: Estudo das práticas de consumo e comunicação de jovens em Ponta Grossa/PR – Keren Bonfim (UEPG), Jessica Natal (UEPG) e Karina Janz Woitowicz (UEPG)
2 – Marcas folkcomunicacionais da produção jornalística: Gráfica Prudentópolis como memória viva da imprensa ucraniana no Paraná – Angélica Szeremeta (UEPG) e Rafael Schoenherr (UEPG)
3 – Literatura de entretenimento no Brasil – do século XIX à atual lista dos mais vendidos da revista Veja: a supremacia das obras estrangeiras – Solange Rosa Carneiro Leão (UFPR)
4 – Frio Na Espinha: Apropriações Dos Contos Populares No Radiojornalismo – Camile Alves Kogus (UniBrasil), Julmara Mendes (UniBrasil) e Hendryo Anderson Andre (UniBrasil)
5 – Capital Cultura – Experiências de uma cobertura multimídia – Rodolfo S Silva (UEPG) e Maura M Oliveira (USP)
6 – Ser gaúcho, hoje: reflexões sobre o contexto atual do gauchismo no Sul do Brasil com base em produtos culturais – Aline Jasper (UEPG) e Fábio Steyer (UEPG)
7 – A propagação cultural da Amazônia através do canal televisivo Amazon Sat – Michele Bahia Lins (UFAM)
8 – Influentes, originais e criativos: as significações e enunciações nos títulos das matérias da Revista Trip – Robson J Custódio (Unibrasil)
9 – A edição como estilo: apresentação dos resultados de pesquisa sobre a seção Esquina da revista Piauí – Guilherme de Paula Pires (UEPG)
Dia 5/06/2014, 5ª-feira
18h30 – Conferência (Dra. Tattiana Gonçalves, UFSC)
19h – Apresentação de Trabalhos
1 – Construção de agenda e janela de oportunidade política: a atuação da Coalición na concepção da Lei de Meios Audiovisuais na Argentina – Eduardo Covalesky Dias (UFPR)
2 – Reforma política: reflexões de agendamento e opinião pública no campo político/cidadão – Thaís Helena Ferreira Neto Oliveira (UEPG)
3 – “Acorda Brasil! Quem decide é o povo!”: agendamento, política e resistência no espaço opinativo do jornal Gazeta do Povo – Luiz R Linch (UFPR)
4 – A formação da Opinião Pública na revisão da política de cotas na UEPG – Manoel Moabis (UEPG)
5 – Jornalismo de dados: limitações no uso dos bancos de informações na cobertura policial – Andréa Morais (UEPG) e Marisol Luciane Miara (UEPG)
6 – Inclusão digital e cidadania: uma reflexão sobre a contribuição do Portal Comunitário – Temitope J. Aransiola, Kauana Mendes Souza e Maria Lúcia Becker (UEPG)
7 – A presença do leitor na Gazeta do Povo on-line – Luciane Justus dos Santos (UEPG) e Marcelo Engel Bronosky (UEPG)
8 – O que os usuários leem na web? Análise comparativa dos temas mais acessados no portal UOL em 2012 e 2013 – Edgar M. Taques Ribas Filho (UEPG) e Aline Louize Deliberali Rosso (UEPG).
9 – Análise das matérias telejornalísticas da editoria de política e a relação com as fontes no Jornal da TV Educativa – Marcelo Engel Bronosky (UEPG) e Gabrielle Rumor Koster (UEPG)
Dia 6/06/2014, 6ª-feira, 19 horas
1 – Da informação à manipulação: O poder do rádio em pequenas cidades – Clayton A.M Burgath (UNIUV)
2 – Rádios AM e internet: retrato das emissoras hertzianas em Ponta Grossa e potencialidades da web – Amauri Barbosa (UEPG) e Hebe Maria Gonçalves de Oliveira (UEPG)
3 – De ouvinte a participante: a comunidade como fonte jornalística na programação da Rádio Najuá – Edilson Kernicki (UEPG)
4 – Nem “cão de guarda”, nem “quarto poder”: História, Filosofia e práticas do Jornalismo Cívico – Flávia Moreira Mota e Mota (UESB)
5 – Ensino de Jornalismo no sul do Brasil: presença de Crítica de Mídia, Teorias do Jornalismo, Metodologias de Pesquisa e Folkcomunicação – Taís Borges de Macedo (UEPG) e Sérgio Luiz Gadini (UEPG)
6 – A inserção de disciplinas de metodologia e pesquisa nos cursos de jornalismo no Paraná – Vanessa Rumor (UEPG)
7 – O ensino de investigação jornalística de precisão nos cursos de graduação – Paula Melani Rocha (UEPG) e Gisele Barão da Silva (UEPG)
8 – O estudo de caso como metodologia para o estudo de jornalismo – Andressa Kikuti Dancosky (UEPG) e Denis Renó (UEPG)
9 – O Jornalismo, as novas diretrizes e assessoria de imprensa – Cíntia Xavier (UEPG)