Pesquisadores de Jornalismo da UEPG participam de evento nacional em setembro

O Programa de Mestrado em Jornalismo da UEPG registra apresentação de seis trabalhos, da autoria de docentes e estudantes, no XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) que acontece no Rio de Janeiro (RJ) entre os dias 4 e 7 de setembro. O tema central do evento é: “Comunicação e cidade espetáculo”.

Os trabalhos dos estudantes são referentes as pesquisas dos respectivos projetos de Mestrado. “O meu projeto na íntegra aborda a instrumentalização das notícias da Copa em três jornais brasileiros, e o recorte deste artigo contribui nas discussções da minha pesquisa”, conta o estudante do Mestrado em Jornalismo, Rodrigo Reis.

“A pós-graduação vive um momento complicado com cortes de verbas que afetam as universidades públicas, seja em nível federal como estadual, com impacto na produção científica”, explica o coordenador do Ms Jornalismo, Sérgio Gadini. No entanto, mesmo neste cenário, “é preciso avançar na organização e defesa da pós-graduação, sem esquecer que as avaliações são permanentes”, diz.

Propostas de trabalho:

A lógica do colunismo social no caderno de cultura do jornal O Estado do Maranhão
Thays Assunção Reis, Sérgio Luiz Gadini(UEPG)

Pluralidade de fontes e os formatos radiofônicos na cobertura eleitoral de 2014 pela Rádio Cultura
Luãn José Vaz Chagas (UEPG)

Copa do Mundo 2014: Apontamentos sobre o agendamento temático na Folha de S. Paulo
Rodrigo Nascimento Reis, Carlos Willians Jacques Morais(UEPG)

‘Almanaques’ farmacêuticos brasileiros: Informação e estratégias folkcomunicacionais em panfletos de redes de drogarias
Sérgio Luiz Gadini; Isadora Ortiz de Camargo (UEPG)

Folkcomunicação e Estudos de Gênero: aproximações conceituais e tensionamentos
Guilherme Moreira Fernandes; Karina Janz Woitowicz (UFJF/UEPG)

A noção de cultura na folkcomunicação e nos estudos culturais: Diálogos entre as perspectivas de Luiz Beltrão e Stuart Hall