Mestrado em Jornalismo UEPG participa do 13º SBPJor com apresentações de trabalhos e lançamento de livros

Professores e estudantes do Mestrado em Jornalismo (UEPG) apresentam oito trabalhos científicos e lançam três livros no 13º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo entre os dias 4 e 6 de novembro em Campo Grande (MS). O evento promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) é o principal fórum brasileiro para discussão acadêmica do jornalismo como campo científico e acontece entre os dias 4 e 6 de novembro, no Campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS, em Campo Grande).
A coletânea ‘Cobertura Jornalísticas (de) marcadas – a greve dos professores na mídia paranaense em 2015’ é organizada por Sérgio Gadini. A obra traz 13 textos, entre reflexões, análises ou críticas sobre a cobertura jornalística dos movimentos grevistas dos trabalhadores do serviço público paranaense neste ano. O professor Felipe Pontes lança o livro ‘Adelmo Genro Filho e a Teoria do Jornalismo’, na qual expõe as mediações presentes na produção e recepção da obra de um dos principais autores que trabalhou com teorias ao campo jornalístico.
O terceiro livro – ‘Jornalismo e Convergência: reflexões sobre o estudo do jornalismo’ – é organizado pelo professor Marcelo Bronosky em parceria com Juliano Carvalho (Unesp). A publicação discute as implicações e repercussões das tecnologias digitais, em especial as determinadas pela internet, no jornalismo.
Para a mestranda Nayane Brito, o evento é uma oportunidade de apresentar as reflexões realizadas em sala de aula. “É um espaço para ampliar as discussões em consonância com os aprendizados das disciplinas do mestrado em Jornalismo, a partir de trocas das pesquisas realizadas por estudantes e profissionais do campo jornalístico. Além de ser um momento para apreender novos conhecimentos, irei compartilhar alguns dados de pesquisa da dissertação, espero contribuir e também receber indicações”, relata.
Entre os autores dos trabalhos apresentados estão vários estudantes e docentes do MsJor, incluindo resultados parciais de produções investigativas em andamento no Programa, como Cleber Moletta e Marcelo Bronosky, Afonso Verner e Cíntia Xavier, Nayane Brito e Graziela Bianchi, Luciane Justus, Rodrigo Reis e Thays Assunção. Também serão apresentados no evento estudos da autoria de professores da UEPG, como Paula Rocha, Hebe Gonçalves e Felipe Pontes.
E, por fim, o atual coordenador do PPGJor, Sérgio Gadini, participa do II Seminário Nacional da Pós-Graduação em Jornalismo, que acontece paralelo às atividades de pesquisa, reunindo representantes dos cinco Programas (stricto sensu) do campo jornalístico no País. O Seminário acontece na tarde de 3/11/2015, no Campus da UFMS, em Campo Grande.
(Por Rodrigo Reis/MsJor UEPG)