Jornalismo UEPG sedia encontro regional de história da mídia

Evento começa nesta quarta-feira com palestra sobre migrações e tecnologias

A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) e o Programa de Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizam, entre os dias 15 e 17 de junho, o 6º Encontro Regional Sul de História da Mídia (Alcar Sul). Apoiado na recente crise global das migrações, o assunto central deste ano será “Mídia, fluxos migratórios e diásporas: perspectiva histórica”. O professor uruguaio Mauricio Nihil Olivera, da Universidad de la República, abre o evento com a palestra “Migraciones y TIC: nuevos aspectos comunicacionales”, nesta quarta-feira (15), a partir das 19h, no Centro de Cultura de Ponta Grossa.

Na quinta-feira, os professores Endrica Geraldo (Unila), Rafael Tassi Teixeira (UTP) e Niltonci Chaves (UEPG) participam do painel “Mídia, imigração e resistência cultural no século XX”, às 9h no auditório central da universidade. Às 14h, no bloco D, começam as apresentações nos Grupos de Trabalho (GTs). Foram recebidos mais de 70 trabalhos, divididos em oito categorias: História do Jornalismo, História da Publicidade e da Comunicação Institucional, História da Mídia Digital, História da Mídia Impressa, História da Mídia Sonora, História da Mídia Audiovisual e Visual, História da Mídia Alternativa e Historiografia da Mídia.

Com o tema “Mídia e processos migratórios: experiências e representações”, o painel de sexta-feira, também a partir das 9h, será apresentando pelas professoras Sofia Cavalcanti Zanforlin (UCB), Ana Regina Rêgo (UFPI), Denise Cogo (ESPM) e pelo jornalista Mauri Konig. À tarde acontece a segunda parte de apresentações dos GTs. Também estão previstos na programação do evento atividades culturais e lançamento de livros.

De acordo com a professora Karina Janz Woitowicz, coordenadora do Mestrado em Jornalismo e uma das organizadoras do evento, a realização do encontro da Alcar Sul na UEPG permite fortalecer o intercâmbio entre pesquisadores. “O objetivo é fomentar pesquisas relacionadas à história da mídia e integrar professores e estudantes de graduação e pós-graduação no debate em torno do tema das migrações na atualidade”.
O encontro tem parceria com o PPG em História da UEPG e o Fórum Paranaense de Pós-Graduação em Comunicação. São apoiadores a Capes, a Fundação Araucária/SETI e a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais/UEPG. As inscrições ainda podem ser realizadas diretamente pelo site do evento: www.alcarsul6.jornalismouepg.net.br/Inscrições.