Mestrado em Jornalismo da UEPG publica a segunda edição de 2017 da revista Pauta Geral

O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) disponibiliza a segunda edição de 2017 da revista “Pauta Geral – Estudos em Jornalismo”. Com tema livre, este número conta com onze trabalhos, sendo duas entrevistas e nove artigos.

As duas entrevistas são com pesquisadores estrangeiros. A primeira é com a portuguesa Cristina Ponte, que discorreu sobre sua participação no projeto “TIC Kids Online no Brasil” e atuação em estudos de inclusão digital do público jovem. A outra é uma tradução de uma entrevista publicada em 2015 pela Pauta Geral com Maxuell McCombs, norte-americano fundador da Teoria do Agendamento. Ele falou sobre a sua mais recente obra em parceria com Lei Guo, que trouxe, naquele ano, aspectos teóricos e metodológicos sobre os efeitos da agenda dos meios no cenário da sociedade em rede.

Também estão na edição nº 2 de 2017 os artigos Na ponta do bico: o jornalismo hiperlocal na região do Bico do Papagaio (TO) , de Alan Milhomem da Silva e Liana Vidigal Rocha; Jornalismo compassivo: aproximações preliminares a um conceito em construção , de João Pedro Lamas e Reges Schwaab; Jornalismo esportivo: o que é , de Carlos Augusto Tavares Junior; O “Diário de Notícias” de Ribeirão Preto nos anos de 1960: Religião e Política , de Maximiliano Martin Vicente e Nayara Kobori; A construção da cidadania no ambiente interativo online – análises de comentários na fanpage do G1 no Facebook , de Laura Seligman; Impresso no meio rural: relações entre jornalismo e produtores em Frederico Westphalen , de Rafael Foletto e Rafaela Rodrigues; Representações midiáticas do MST: entre censuras e potências da mídia , de Yasmin Ribeiro Gatto e André Aparecido Medeiros; Coberturas telejornalísticas sobre a morte: ponderações sobre o Jornal Nacional , de Michele Negrini; e J ogando a notícia: narrativas jornalísticas produzidas a partir dos recursos dos games , de Ana Paula Bourscheid.

Para a edição de 2018, o primeiro número também será de tema livre e os trabalhos poderão ser enviados até o dia 26 de março.

Revista Pauta Geral

É uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que tem como objetivo divulgar estudos e pesquisas em Jornalismo, seja como resultado de investigação concluída ou em andamento, buscando o fortalecimento do campo jornalístico também em nível de pós-graduação no Brasil. A revista recebe artigos, resenhas e entrevistas em fluxo contínuo.

Todas as edições estão neste link http://www.revistas2.uepg.br/index.php/pauta