Ponta Grossa (PR) recebe evento nacional de jornalismo em abril

Trabalhos podem ser inscritos até 11 de fevereiro e apresentações acontecerão na UniSecal e UEPG.

Entre os dias 25 e 27 de abril, a cidade de Ponta Grossa (PR) receberá pela primeira vez o ‘Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ)’. Também acontecerá simultaneamente a décima quarta edição do ‘Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo’ e acadêmicos, professores e profissionais da área podem inscrever seus trabalhos clicando aqui.

Com a promoção da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) e realização do curso de Jornalismo do Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal), juntamente em parceria com o Departamento de Jornalismo (graduação e mestrado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), os trabalhos podem ser inscritos até o dia 11 de fevereiro.

O evento tem a finalidade de reunir docentes e discentes para refletirem, trocarem experiências e resultados de pesquisa e extensão, com o objetivo de proporcionar um Jornalismo de maior qualidade no Brasil.

Ponta Grossa, a quarta maior cidade do Estado do Paraná

Considerada a quarta maior cidade populacional no Estado do Paraná, com mais de 348 mil habitantes segundo estimativa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a ‘Princesa dos Campos’, como é carinhosamente chamada, é a maior cidade da região dos Campos Gerais, que conta com outros 18 municípios paranaenses.

Com 195 anos de idade, Ponta Grossa “nasceu” em 15 de setembro de 1823, mas, só foi elevada ao status de cidade em 1862. Sendo um dos principais municípios por onde os tropeiros circulavam antigamente, em Ponta Grossa se estabeleceram diversos povos como: ucranianos, alemães, poloneses, italianos, russos, sírios, libaneses, entre tantos outros.

Atualmente, Ponta Grossa é uma potência no estado paranaense, visto que sua economia cresceu quase 10% em 2016, atingindo um PIB de R$ 12,97 bi, segundo pesquisa recente do IBGE. Um crescimento elevado, considerando que no ano de 2016 o Brasil estava no auge de sua crise e a economia nacional teve uma retração de 3,3% em números reais.

Localizada a 97 km da capital Curitiba, Ponta Grossa se encontra na região Centro Oriental Paranaense e conta com diversas belezas naturais, dentre elas a mais conhecida, o Parque Estadual de Vila Velha. Com um clima subtropical úmido, a região tem uma área total de mais de 2 milhões de km², o que faz com que diversas empresas se instalem na cidade como: Tetra Pak, Ambev, Heineken, Bunge, Frísia Cooperativa Industrial, DAF Caminhões, Madero, entre inúmeras outras.

Além disso, a cidade apresenta uma grande variedade cultural, além de que Ponta Grossa é uma cidade universitária e conta com estudantes de várias partes do país. São várias instituições de ensino públicas e privadas que contribuem ainda mais para o crescimento do município e proporcionam profissionais cada vez mais qualificados para Brasil afora.

Inscrições de trabalhos para Grupos de Pesquisa

São vários Grupos de Pesquisa (GP’s) que podem receber inscrições: Atividades de Extensão; Ensino de ética e de Teorias do Jornalismo; Pesquisa na Graduação; Produção Laboratorial – Eletrônicos; Produção Laboratorial – Impressos; e Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino.

Professores e profissionais de Jornalismo precisam pagar o valor de R$ 170 para participarem. Já para estudantes de pós-graduação, as inscrições têm o custo de R$ 80 e acadêmicos de Jornalismo têm o preço diferenciado de R$ 30. Além disso, sócios da Abej com a anuidade em dia estão isentos da taxa de inscrição.

Os trabalhos podem ser inscritos até o prazo acima, de 11 de fevereiro, porém, a inscrição (obrigatória) do autor no evento pode ser concluída e paga com esses valores até a data de 25 de março.

Mais informações sobre o 18º ENPJ podem ser encontradas no site do ‘Encontro’.