Apresentação
UEPG e a Região
A Universidade Estadual de Ponta Grossa completou 46 anos de existência em 2016. A instituição está localizada na região Centro-Sul do Estado e abrange 22 municípios em sua área de influência. A UEPG foi criada pelo Governo do Estado do Paraná, através da Lei n. 6.034, de 6 de novembro de 1969, e Decreto no 18.111, de 28 de janeiro de 1970. É uma das mais importantes instituições de ensino superior do Paraná. A UEPG mantém, atualmente, 40 cursos de graduação nas mais diversas áreas de conhecimento e 35 programas de pós-graduação, sendo 25 em nível de mestrado (22 acadêmicos e 3 profissionais) e 10 de doutorado.
O Programa de Mestrado em Jornalismo revela sua importância no contexto da instituição e da qualificação acadêmica na área ao considerar um quadro de desenvolvimento científico que contempla os seguintes aspectos:
a) a qualidade do ensino superior (graduação e pós-graduação) na UEPG;
b) a demanda de profissionais formados em Comunicação por ano no estado do Paraná (cerca e 550 profissionais ao ano);
c) deste total de profissionais graduados por ano no Paraná, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado estima que 450 são jornalistas formados pelas 22 Instituições (IES) que mantêm cursos de Jornalismo no Paraná;
d) a localização geográfica e o eixo temático dos programas de pós-graduação em Comunicação no Estado (quatro programas nas seguintes instituições: Universidade Tuiuti do Paraná, área de concentração Processos Comunicacionais; Universidade Estadual de Londrina, área de concentração Comunicação Visual; Universidade Federal do Paraná, área de concentração Comunicação e Sociedade; e Universidade Estadual de Ponta Grossa, área de concentração Processos Jornalísticos).
Ao canalizar uma demanda específica de formação em nível de pós-graduação e prezar pela capacitação de pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento de reflexões que dialogam com o Jornalismo, o Programa de Mestrado em Jornalismo tem buscado desenvolver ações de fortalecimento da pesquisa na área, por meio de intercâmbios com outras instituições e parcerias com os demais programas que se aproximam do seu campo de atuação.
Revistas
O PPG Jornalismo aposta em ações de difusão científica ao editar três periódicos especializados na área. A Revista Internacional de Folkcomunicação (disponível em http://www.revistas.uepg.br/ ), editada na UEPG desde 2004, é produzida pelo Programa de Mestrado em Jornalismo da UEPG, em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação. Com periodicidade semestral, a Revista Internacional de Folkcomunicação possui conceito Qualis B-3 e é publicada nos meses de abril, setembro e dezembro.
Outra publicação é a Revista Pauta Geral - Estudos em Jornalismo ( http://www.revistas2.uepg.br/index.php/pauta ). Criada em 2014, com periodicidade semestral, a publicação objetiva divulgar estudos e pesquisas em Jornalismo, seja como resultado de investigação concluída ou em andamento, buscando o fortalecimento do campo jornalístico também em nível de pós-graduação no Brasil.
O PPG Jornalismo também tem participação na editoração da Revista Brasileira de História da Mídia ( http://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/index ), que tem como objetivo principal divulgar pesquisas que enfoquem a relação mídia e história de forma a incentivar a pesquisa nesta área do conhecimento. A revista é uma publicação da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia e possui periodicidade semestral, sendo avaliada como B-2.
O Programa registra atuação junto às principais entidades científicas do país e tem investido em parcerias com outras instituições de ensino no Brasil e no exterior para fortalecimento das pesquisas desenvolvidas pelos grupos.