Cine Jornalismo UEPG relembra os 50 anos da Revolução dos Cravos, em Portugal

Nesta segunda-feira (29) teremos sessão do Cine Jornalismo UEPG, focado nos 50 anos da Revolução dos Cravos relembrada no dia 25 de abril em Portugal, quando se comemora o Dia da Liberdade. A exibição será às 15h, seguida por um debate com o professor João Paulo Avelãs Nunes da Universidade de Coimbra. O evento ocorre no Laboratório de Telejornalismo, Bloco B, no Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.

João Paulo Avelãs é professor associado da secção de História do Departamento, Estudos Europeus, Arqueologia e Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Portugal (SH/DHEEAA/FLUC), além de investigador integrado do Centro de Estudo Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20/UC). Doutor em História Contemporânea pela Universidade de Coimbra, coordena a Comissão Instaladora da Rede Memórias, Identidades e Patrimônio Cultural, (RMIPC) e vice-coordena a Rede de Estudo dos Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições para a Democracia (REFAT).

O documentário que será exibido, “Cartas a uma Ditadura” (2006), da diretora Inês de Medeiros, atual presidente da Câmara Municipal de Almada, em Portugal, traz o resgate de centenas de cartas escritas por mulheres portuguesas em 1958 revelando os sentimentos de medo, tristeza e isolamento que tinha em Portugal nos anos de 1950, durante a ditadura de Salazar.

O movimento iniciado com a Revolução dos Cravos, ocorrida em 25 de abril de 1974, encerrou o regime ditatorial de Salazar que durou 41 anos, além de iniciar um movimento de independência das colônias portuguesas no continente africano.