Descomemorar Golpes: Evento relembra a luta no movimento Diretas Já e debate responsabilização jurídica dos golpistas do 08 de Janeiro

O 5º Ciclo Descomemorar Golpes, iniciativa focada na defesa da democracia e dos direitos humanos, terá uma programação especial amanhã (20).  Quarta-feira às 13h30, no Laboratório de Telejornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), será realizado uma roda de conversa com a temática Campanhas Diretas Já em Ponta Grossa e Paraná que contará com a participação Herculano Lisboa, João Nadal, João Stefaniak, Lanzarin, Péricles Melo, Valdir Slomp e outros participantes do movimento Diretas Já dos anos de 1980. As apresentações, painéis, mostras de documentários e exposição fotográfica ocorrem todos os dias, até sexta-feira (22), no Campus Central.

No mesmo dia, às 19h, no Grande Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), ocorrerá o painel com temática Responsabilidade penal dos golpistas em 8/01/2023 e será realizado com a advogada doutora Thaís Cristina Machinski, o professor doutor Volney Campos dos Santos e o professor doutorando Pedro Fauth Manhães Miranda. O diálogo contará com uma análise jurídica sobre o processamento dos golpistas do 08 de janeiro, seguido de uma exposição sobre a importância do processo contra estes indivíduos, mesmo afirmando que estão lutando pela democracia.

Neste ano, o ciclo tem como temas os 60 anos do golpe militar de 1964, os 40 anos da campanha de redemocratização Diretas Já e os 20 anos do movimento estudantil 2 de março. O evento é uma realização do Mestrado em Jornalismo e da Agência de Jornalismo da UEPG.

 

Confira a programação completa:

Quarta (20)

13h30 – Laboratório Telejornal UEPG – Campanha Diretas Já em PG e PR (com participantes do movimento/1984)

19h – Grande Auditório UEPG – Responsabilidade penal dos golpistas em 8/01/2023. Painel com Thaís Machinski (OAB PG), Pedro Miranda (UEPG) e Volney Campos (Sinduepg)

 

Quinta (21)

18h – Campus Central UEPG – Lançamentos editoriais. Coord: Lambrequim & Parceiros.

19h – Grande Auditório – Aula inaugural Jornalismo/UEPG: Refletir é descomemorar golpes. Com Luís Felipe Miguel (UnB)

 

Sexta (22)

16h – Mostra de Documentário de Resistência (Coord: Projeto Alô, Mulheres!)

18h – Hall do Bloco D/Campus Central UEPG – Lançamento da exposição 20 anos Movimento 2 de Março/2004) – Lente Quente/Agência de Jornalismo/Sinduepg-Andes.

 

Skip to content