Descomemorar Golpes: Painel analisa luta dos trabalhadores e a defesa da democracia durante ditadura no Brasil

O 5º Ciclo Descomemorar Golpes, que teve início hoje (18), é uma iniciativa focada na defesa da democracia e dos direitos humanos. Amanhã (19), o evento terá início às 19h, no Mini Auditório de Humanas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O debate terá como tema a Ditadura militar no Brasil (1964-1985): a luta dos trabalhadores e a defesa da democracia e será realizado pelos professores Alessandro de Melo (UEPG) e Regis Costa (UFFS). As apresentações, painéis, mostras de documentários e exposição fotográfica seguem todos os dias, até sexta-feira (22), no campus central.

Neste ano, o ciclo tem como temas os 60 anos do golpe militar de 1964, os 40 anos da campanha de redemocratização Diretas Já e os 20 anos do movimento estudantil 2 de março. O evento é uma realização do Mestrado em Jornalismo e da Agência de Jornalismo da UEPG.

 

Confira a programação completa

Segunda (18)

8h – Grande Auditório UEPG – Abertura V Ciclo Descomemorar Golpes

8h30 – Grande Auditório UEPG – Memórias da resistência à ditadura no Paraná – com Aluízio Palmar (Doc Revelado) e Alexandre Palmar/H2Foz (debatedor)

10h – Duas décadas do Movimento 2 de Março/2004. Coord: Luciano Miguel/Unila e Felipe Pontes/UEPG.

16h – Mostra de Documentário de Resistência (Coord: Projeto Cultura Plural)

 

Terça (19)

19h – Mini Auditório de Humanas/UEPG – Ditadura militar no Brasil (1964-1985): a luta dos trabalhadores e a defesa da democracia. Alessandro de Melo (UEPG) e Regis Costa (UFFS).

 

Quarta (20)

13h30 – Laboratório Telejornal UEPG – Campanha Diretas Já em PG e PR (com participantes do movimento/1984)

19h – Grande Auditório UEPG – Responsabilidade penal dos golpistas em 8/01/2023. Painel com Thaís Machinski (OAB PG), Pedro Miranda (UEPG) e Volney Campos (Sinduepg)

 

Quinta (21)

18h – Campus Central UEPG – Lançamentos editoriais. Coord: Lambrequim & Parceiros.

19h – Grande Auditório – Aula inaugural Jornalismo/UEPG: Refletir é descomemorar golpes. Com Luís Felipe Miguel (UnB)

 

Sexta (22)

16h – Mostra de Documentário de Resistência (Coord: Projeto Alô, Mulheres!)

18h – Hall do Bloco D/Campus Central UEPG – Lançamento da exposição 20 anos Movimento 2 de Março/2004) – Lente Quente/Agência de Jornalismo/Sinduepg-Andes.

 

Skip to content