DESCOMEMORAR GOLPES: Ciclo inicia com debate sobre a resistência à ditadura no Paraná

Começa nesta segunda-feira (18) a programação do 5º Ciclo Descomemorar Golpes, uma iniciativa focada na defesa da democracia e dos direitos humanos. A abertura do evento acontece às 8h, seguida por um debate com o jornalista, perseguido e exilado político Aluízio Palmar, no Grande Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). As apresentações, painéis, mostras de documentários e exposição fotográfica seguem todos os dias, até sexta-feira (22), no campus central.

Aluízio Palmar foi dirigente do PCB no Estado do Rio de Janeiro, em 1967 fundou o Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR8) e devido à sua militância foi preso e banido do país, após ter sido trocado, juntamente com outros 69 presos políticos, pelo embaixador da Suíça no Brasil. Hoje é responsável pelo site Documentos Revelados, criado para facilitar o acesso ao acervo histórico sobre a ditadura.

Esta primeira atividade do ciclo busca resgatar as memórias da resistência à ditadura no Paraná e terá como debatedor o jornalista Alexandre Palmar, do portal H2foz, de Foz do Iguaçu (Oeste do Estado).

Ainda pela manhã, às 10h, os professores Felipe Pontes (UEPG) e Luciano Miguel, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), relembram as duas décadas do movimento 2 de março. A mobilização foi organizada por estudantes da UEPG devido à falta de 187 professores para iniciar o ano letivo 2004, o que atingiu diversos cursos e resultou nos atos em defesa da universidade pública.

A última atividade deste primeiro dia será a exibição do documentário “Calabouço 1968 – um tiro no coração do Brasil” (2014), do diretor Carlos Pronzato, que ocorre às 16h, no Laboratório de Jornalismo.

Neste ano, o ciclo tem como temas os 60 anos do golpe militar de 1964, os 40 anos da campanha de redemocratização Diretas Já e os 20 anos do movimento estudantil 2 de março. O evento é uma realização do Mestrado em Jornalismo e da Agência de Jornalismo da UEPG.

Confira a programação completa:

Segunda (18)

8h – Grande Auditório UEPG – Abertura V Ciclo Descomemorar Golpes

8h30 – Grande Auditório UEPG – Memórias da resistência à ditadura no Paraná – com Aluízio Palmar (Doc Revelado) e Alexandre Palmar/H2Foz (debatedor)

10h – Duas décadas do Movimento 2 de Março/2004. Coord: Luciano Miguel/Unila e Felipe Pontes/UEPG.

16h – Mostra de Documentário de Resistência (Coord: Projeto Cultura Plural)

Terça (19)

19h – Mini Auditório de Humanas/UEPG – Ditadura militar no Brasil (1964-1985): a luta dos trabalhadores e a defesa da democracia. Alessandro de Melo (UEPG) e Regis Costa (UFFS).

Quarta (20)

13h30 – Laboratório Telejornal UEPG – Campanha Diretas Já em PG e PR (com participantes do movimento/1984)

19h – Grande Auditório UEPG – Responsabilidade penal dos golpistas em 8/01/2023. Painel com Thaís Machinski (OAB PG), Pedro Miranda (UEPG) e Volney Campos (Sinduepg)

Quinta (21)

18h – Campus Central UEPG – Lançamentos editoriais. Coord: Lambrequim & Parceiros.

19h – Grande Auditório – Aula inaugural Jornalismo/UEPG: Refletir é descomemorar golpes. Com Luís Felipe Miguel (UnB)

Sexta (22)

16h – Mostra de Documentário de Resistência (Coord: Projeto Alô, Mulheres!)

18h – Hall do Bloco D/Campus Central UEPG – Lançamento da exposição 20 anos Movimento 2 de Março/2004) – Lente Quente/Agência de Jornalismo/Sinduepg-Andes.