Jornalismo UEPG sediará encontro nacional da SBPJor em 2025

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vai sediar o 23° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e o 15° Encontro de Jovens Pesquisadores (JPJor), em 2025. O anúncio da decisão foi divulgado nesta terça-feira (17), pela Associação que agrega estudiosos que têm o jornalismo como objeto de investigação. A definição será ratificada durante o 22º encontro, que ocorre em Belém do Pará, de 6 a 8 de novembro deste ano.

Entre as propostas recebidas pela SBPJor, estavam projetos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP-MG) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além da proposta do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG. O edital para a seleção da sede em 2025 recebeu as intenções entre junho e agosto deste ano e o processo de escolha foi realizado pela diretoria executiva, com o apoio dos conselhos administrativo e científico da SBPJor.

Proposta para UEPG sediar a SBPJor e JPJor 2025

Para a inscrição, cada instituição proponente precisou apresentar um projeto detalhado, considerando critérios como grupos de pesquisa, características do curso, estrutura da cidade e da instituição-sede para a realização do evento; além do potencial quantitativo de pessoas envolvidas nos diferentes setores de organização e de público local para o evento.

Segundo o coordenador do Curso de Jornalismo da UEPG, Ivan Bomfim, que orientou a elaboração do projeto para sediar o evento, o resultado foi acolhido com grande alegria pela comunidade acadêmica. “Por sermos um dos três programas de Pós-Graduação em Jornalismo no Brasil, pois a maioria é em Comunicação, tínhamos muito interesse em receber o Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo e o Encontro de Jovens Pesquisadores. Também pelo fato de sermos uma cidade economicamente forte e um polo de conhecimento. Agora, em 2025, o Curso de Jornalismo da UEPG completa 40 anos de contribuição para a formação de profissionais qualificados para a cidade de Ponta Grossa e para os Campos Gerais do Paraná”, comenta o jornalista e professor.

Para a diretoria da SBPJor, a escolha pela UEPG foi motivada pelos 40 anos do curso de Jornalismo, e também pela infraestrutura da instituição e o suporte logístico. “Para nós é uma alegria anunciar Ponta Grossa como sede dos eventos da SBPJor, considerando que o curso de Jornalismo e a Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG colabora e participa ativamente no fortalecimento da pesquisa em jornalismo no País, ressalta o professor Felipe Simão Pontes, presidente da Associação. Ademais, de acordo com o presidente da SBPJor, a escolha pela UEPG reafirma o compromisso da entidade em descentralizar seus eventos e promover a pesquisa em Jornalismo também em cidades que não são capitais.