Mestrado em Jornalismo promove painel sobre impactos da pandemia nas comunidades tradicionais

Os impactos da pandemia do novo coronavírus junto a comunidades indígenas e quilombolas revelam marcas de exclusão e violência que permanecem atuais. Para discutir a temática, o grupo de pesquisa Jornalismo Cultural e Folkcomunicação e a equipe editorial da Revista Internacional de Folkcomunicação, do Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, promovem um painel no dia 7 de julho, às 19h, com transmissão pelo facebook.

Os pesquisadores que integram o painel, com ampla experiência e trajetória sobre comunidades tradicionais, oferecem contribuições ao debate sobre direitos, proteção social e ausência de políticas públicas para grupos indígenas e quilombolas.

Participam da atividade a liderança indígena do povo Pankararu, Cristiane Julião, doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ; o professor Renan Albuquerque, da Universidade Federal do Amazonas, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos (NEPAM); e a professora Clarissa Marques, da Universidade de Pernambuco, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Transdisciplinares sobre Meio Ambiente, Diversidade e Sociedade e do Coletivo Direitos em Movimento.

A mediação do debate será realizada pela professora Karina Janz Woitowicz, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

O painel marca o lançamento da 40ª edição da Revista Internacional de Folkcomunicação, publicada no mês de junho, que traz como destaque o dossiê “Folkcomunicação, povos e comunidades tradicionais”. Interessadas(os) em receber certificado de participação (2 horas) devem entrar em contato pelo e-mail karinajw@uepg.br.

Serviço:

Painel “Impactos da pandemia nas comunidades tradicionais: indígenas e quilombolas”

Lançamento da edição n. 40 da Revista Internacional de Folkcomunicação

Convidados(as): Ms. Cristiane Julião (Indígena Pankararu), Prof. Dr. Renan Albuquerque

(UFAM) e Profa. Dra. Clarissa Marques (UPE)

Mediação: Profa. Dra. Karina Janz Woitowicz (UEPG)

Data:  7 de julho, 19h (Transmissão pelo facebook do Mestrado em

Jornalismo: https://www.facebook.com/mestradoemjornalismouepg/)