Professor do Mestrado em Jornalismo da UEPG ministra aula em Universidade da Colômbia

A aula é parte do projeto “clase-espejo” desenvolvida pela Universidade Santo Tomás, que promove trocas de aulas entre instituições

O professor doutor Ivan Bomfim (PPGJor/UEPG) ministrou na última sexta-feira (03) aula com o tema “Virtualidad y inteligencia colectiva en Lévy” para a turma do Mestrado em Comunicación, Desarrollo y Cambio Social da Universidade Santo Tomás, de Bogotá (Colômbia). Além de apresentar a temática definida, o professor analisou projetos dos alunos do mestrado e indicou possíveis abordagens teórico-metodológicas. A aula contou também com a participação de pesquisadores da Universidade de Bogotá Jorge Tadeo Lozano.

Segundo Bomfim, se trata de “um passo para aproximar pesquisadores de Comunicação e Jornalismo latino-americanos”. O pesquisador considera, ainda, que “é uma ação importante para a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e para a UEPG em geral”.

O convite partiu da professora doutora Lina Manrique e é parte de um projeto chamado “clase-espejo” (aula-espelho), mantido pela Universidade Santo Tomás, que consiste no compartilhamento, de maneira síncrona ou assíncrona, de cursos completos ou partes de um curso entre duas instituições. Com isso, tanto o professor receptor quanto o convidado realizam aulas conjuntas em cada uma das instituições de ensino.

“As aulas-espelho nos servem como ferramenta para compreender o sul global, fortalecer os laços de construção de conhecimento e de cooperação internacional entre as instituições”, defende Manrique, que elogiou a aula de Bomfim e conta que os estudantes ficaram “muito motivados pela fluidez do professor e seu domínio sobre o tema”.

A aula da professora Lina Manrique será no dia 23 de setembro para a turma da disciplina Seminário Metodológico em Mídias Digitais, de responsabilidade do professor Ivan Bomfim e da professora Graziela Bianchi, e terá como tema a etnografia virtual. Manrique tem muitas expectativas para participar da aula e considera a metodologia da etnografia virtual como muito útil, especialmente em tempos de confinamento.

A líder de internacionalização da Universidade Santo Tomás, professora doutora Sandra Lobo, explica que as “aulas-espelho” são somente uma das ferramentas utilizadas para desenvolver a internacionalização da instituição e afirma que o objetivo do processo é “fortalecer o currículo acadêmico e através disso fortalecer também a imagem da instituição em nível interno e externo”. Lobo também espera que a Universidade possa receber mais convidados e desenvolver novos projetos em parceria.

O intercâmbio que ocorre entre os Programas é considerado muito importante pela coordenadora do PPGJor da UEPG, professora doutora Cíntia Xavier, que acredita que “parte do processo de internacionalização passa por parcerias como a aula espelho”.

O professor Ivan Bomfim espera construir uma parceria entre os Programas de Mestrado e defende que “o enfoque em comunicação para desenvolvimento e mudança social do PPG da Universidad Santo Tomás tem preocupações das quais nós compartilhamos, como visto em pesquisas acadêmicas e projetos de extensão do Departamento de Jornalismo”.