Professor José Luís Garcia abre semestre letivo no PPG-Jor

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa promove sua aula inaugural de 2021 com o Professor Dr. José Luís Garcia, que abordará a temática “O Capitalismo de Plataforma e o Jornalismo”.

Investigador titular do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Portugal), José Luís Garcia tem reconhecimento internacional pelos seus estudos sobre a centralidade contemporânea das tecnociências e os laços estabelecidos entre estas, o Estado e o mercado, com profundas consequências nos planos social, cultural, científico, tecnológico, comunicacional, ecológico, político e ético. Autor e organizador de mais de uma dezena de livros, Garcia também se notabiliza pela longeva experiência na pesquisa sobre o jornalismo e os jornalistas portugueses, tendo participado e conduzido inquéritos e pesquisas sobre a profissão desde o final dos anos 1980.

Uma das mais recentes pesquisas sobre jornalismo coordenadas pelo professor está sintetizada no livro “O choque tecno-liberal, os media e o jornalismo: estudos críticos sobre a realidade portuguesa”, financiado pela Entidade Reguladora de Comunicação Social e publicado este ano pela Editora Almedina. Desde 2020, é um dos pesquisadores responsáveis pelo “Estudo sobre os Efeitos do Estado de Emergência no Jornalismo no Contexto da Pandemia Covid-19”, pesquisa que conta com a parceria da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, Sindicato dos Jornalistas de Portugal e Sopcom – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.

A aula acontece no dia 14 de abril, às 14 horas, pela plataforma Google Meet e pelo Youtube.