A edição número 40 da Revista Internacional de Folkcomunicação, que acaba de ser publicada, traz como principal destaque o dossiê “Folkcomunicação, povos e comunidades tradicionais”. Foi o desafio de promover rupturas com o pensamento colonial e valorizar práticas e saberes populares que motivou os organizadores – professora Dra. Cristina Schmidt (UMC), professora Dra. Clarissa Marques (UPE) e professor Dr. Wolfgang Teske (UNITINS) – a propor reflexões sobre marginalidade e resistência cultural pelo viés da folkcomunicação.
O dossiê abarca onze artigos que discutem aspectos de comunidades quilombolas e indígenas, tais como as práticas de povos originários, o direito ao território e à expressão cultural, religiosa e política. Também integram a edição artigos gerais com análises e estudos empíricos sustentados na perspectiva teórica dos estudos de cultura e de folkcomunicação.
A revista publica ainda uma entrevista com o músico Warren Warbrick, que analisa a integração multicultural entre a América Latina e a Nova Zelândia, e um ensaio fotográfico de uma festa tradicional de devoção ao Espírito Santo em Figueirão/MS. Duas resenhas de livros completam a edição, com leituras sobre obras pertinentes à área.
SOBRE A RIF
A Revista, criada em 2003, é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação e a Cátedra Unesco/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.
A RIF publica a cada edição um dossiê temático e recebe trabalhos, nos formatos de artigo, resenha, entrevista e ensaio fotográfico, em fluxo contínuo. As contribuições devem seguir as normas para submissão de trabalhos e ser encaminhadas diretamente pelo sistema eletrônico da Revista, no endereço http://www.revistas.uepg.br/. A RIF é indexada e está cadastrada nas principais bases de dados nacionais e internacionais.
Para ler a nova edição, acesse:
https://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/issue/view/159
Equipe RIF:
Editora: Karina Janz Woitowicz
Assistência Editorial: Angelo Rocha, Dyepeson Martins e Lucas Cabral