ATENDIMENTO SOCIAL
Regulamentado pela Resolução Univ nº 33 de dezembro de 2018
O Atendimento Social tem como objetivo a inserção, permanência e a conclusão do acadêmico no Ensino Superior em consonância com que preconiza a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) articulado as competências do Serviço Social:
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Analisar as situações existentes problematizadas na vida acadêmica e orientar para prover soluções;
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Favorecer a integração dos acadêmicos a comunidade universitária e social, orientando-as na solução de problemas identificados;
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Verificar, avaliar e emitir parecer sobre a situação econômica dos acadêmicos que solicitem qualquer tipo de auxílio;
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Participar do processo de planejamento, execução e avaliação das ações de Assistência Estudantil;
ATENDIMENTO PEDAGÓGICO
ATENDIMENTO ESPECIAL PARA OS ACADÊMICOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS – CAD
Regulamentado pela Resolução Univ nº 31 de dezembro de 2017
Atendimento especial é o conjunto de atividades e recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente ofertados aos discentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), desde a sua inclusão, permanência e conclusão, o atendimento especial é uma política voltada a pessoa com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Objetivos
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Orientar, apoiar e implementar políticas e ações que assegurem a acessibilidade;
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Auxiliar no acesso, na permanência e no desempenho dos acadêmicos com necessidades educativas especiais;
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Coordenar a execução das atividades de apoio e suporte a comunidades acadêmica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) quanto as necessidades especiais, de forma a garantir a inclusão em todos os espaços da Instituição;
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Incluir a Pessoa com Necessidades Educativa Especial na comunidade universitária para a aquisição de habilidades profissionais e ocupacionais, respeitando suas condições e preservando seus direitos de cidadão;
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Contribuir para com a comunidade social, utilizando meios ou recursos especiais para que a pessoa possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida, preparando-a como elemento útil ao seu desenvolvimento.
ATENDIMENTO TÉCNICO EDUCACIONAL
O Atendimento Técnico Educacional caracteriza-se pela promoção educacional, social e cultural da comunidade discente, assim como o aprimoramento da política assistencial estudantil. Tal prática se justifica a medida que inclui e acompanha os movimentos estudantis no âmbito da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Nessa perspectiva as atividades fundamentam-se na melhoria das condições de convivência, além do apoio ao processo de ensino, elaboração de normas, orientação aos representantes discentes, e interação com segmentos e entidades da comunidade universitária interna e externa.
Nas atividades desenvolvidas encontra-se a coordenação da Comissão Permanente de Apoio aos Acadêmicos com Necessidades Educacionais Especiais (CAD), acompanhamento e suporte a Casa do Estudante, e os seguintes projetos:
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Rodas de Conversas e Levantamento de demandas;
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Ciclo de Apoio Acadêmico aos Estudantes Indígenas.
ATENDIMENTO ESPECIAL PARA VESTIBULAR
O Atendimento Especial nos Vestibulares de Verão, Inverno e Processo Seletivo Seriado (PSS) é prestado aos vestibulandos que apresentam alguma necessidade especial (deficiência visual, auditiva, motora, mental, dentre outra), e que necessitam de auxílio especializado (professor para ler e transcrever a prova, prova ampliada, cadeira ou mesa diferenciada, aumento de 50% do tempo de prova, sala individualizada, sorobã, máquina braile entre outros) para que possam realizar a prova.
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Critério:
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Apresentar Laudo Médico com Código Internacional de Doenças – CID
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Procedimento:
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Protocolar seu pedido para atendimento especial no Sistema Eletrônico de Informação (SEI) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), anexando laudo médico e ficha de inscrição.