Praça Marechal Floriano, 129 Ponta Grossa - PR, CEP 84010-680
(42) 3220-3480
neruepg@uepg.br

Rondonistas iniciam semana com atividades em Imbaú

Rondonistas iniciam semana com atividades em Imbaú

Na segunda-feira (29), os rondonistas desenvolveram oficinas no Colégio Estadual Professora Maria das Graças Cavalcanti Di Mario, em Imbaú. As atividades aconteceram simultaneamente, para os alunos de todas as turmas. Para o sexto ano, os rondonistas aplicaram a oficina de foto, que visava retratar a natureza, foto retrato e princípios de fotojornalismo.

Com o sétimo ano, foi trabalhado o tema identidade, para discutir sobre autonomia de opinião na adolescência. O tema “drogas” teve uma dinâmica diferente, com um tabuleiro de xadrez sobre mitos e verdades do assunto.

Prevenção e sexo seguro, mudanças hormonais e sexualidade foram os temas da oficina com os oitavos e nonos anos. Uma roda de conversa com os adolescentes sobre carreira, aptidão vocacional e vestibular fechou a manhã. Segundo o diretor Sidney Mendes, “Esse contato dos acadêmicos das universidades, com os alunos do ensino médio e fundamental é muito importante, ficamos muito felizes em ver essa interação no retorno das aulas”.

Durante a tarde, os rondonistas visitaram o Assentamento Guanabara. Auriulino Alves, mais conhecido como “Chocolate”, é militante em Imbaú há mais de vinte anos. “Em 1995 fomos assentados nas terras aqui na cidade, mas comecei na organização do movimento [MST] em 1984, sou feliz porque consegui que meus filhos estudassem e eu também, hoje temos uma terra trabalhar”, conta.

Dona Donária Oliveira, militante e esposa de “Chocolate”, trabalha na roça junto ao marido e filhos. “Temos uma padaria e servimos café diariamente para uma empresa local e a cada quinze dias fazemos uma feira de orgânicos lá, a partir de quarta até sábado vendemos nossos produtos no centro da cidade”, conta Donária.

Hoje, o assentamento que foi criado pela família em 1995 conta com aproximadamente 50 famílias,  que produzem alimentos orgânicos para subsistência. De quarta a sábado, comercializam os produtos em feiras de orgânicos no município.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Skip to content