Perfil de Formação

A Engenharia Civil tem interações com todas as atividades humanas, sendo função do engenheiro o planejamento, projeto e execução de obras de infraestrutura em todos os seguimentos. É atribuição do profissional projetar, construir, analisar e enfrentar os problemas relacionados a edificações, pontes, barragens, túneis, fundações, contenção e estabilidade de taludes, abastecimento de água, recursos hídricos, controle de cheias, aproveitamentos hidrelétricos, irrigação e drenagem, tratamento de água e esgoto, disposição de resíduos sólidos e controle da poluição hídrica, infraestrutura de transportes, portos, aeroportos, vias navegáveis, estradas, planejamento e operação de transportes.

O engenheiro deve chefiar as equipes, controlar prazos, custos e o cumprimento das normas de segurança, de saúde e de meio ambiente. Também deve lidar com imprevistos, incentivar a equipe e manter a união diante de situações adversas. Engenheiros (as) devem conhecer materiais de construção industrializados, materiais naturais e os materiais de reuso ou reciclados que podem ser utilizados nas obras. Devem prever as ações de cargas atuantes funcionais e ambientais, a fim de dimensionar as estruturas das diversas edificações. Também deve garantir a segurança e confiabilidade da obra, exigindo que os materiais empregados e métodos de execução estejam de acordo com as normas, além de estar atento às novas técnicas e tecnologias.

O engenheiro civil é um profissional que pode atuar no mercado de trabalho como liberal ou como empregado, em empresas, em indústrias, privadas ou estatais, além de poderem atuar com  consultorias e como docentes no Ensino Superior. Este profissional pode atuar em qualquer segmento que demande planejamento, projeto, construção e manutenção de edificações que compõe as áreas urbana ou rural das cidades, ou seja, o desenvolvimento das cidades passa pelas mãos deste profissional.

Skip to content