Extensão

Projeto de Extensão Saneamento Solidário

Todas as ações desenvolvidas pelo projeto de extensão Saneamento Solidário têm impacto direto nas instituições e nas pessoas atendidas. Estas ações envolvem palestras, dinâmicas de educação ambiental sobre Resíduos Sólidos Urbanos e todas as questões voltadas à temática da Qualidade de Água e de Águas Residuárias. Em geral, as abordagens são feitas voluntariamente por alunos e professores da UEPG voltadas a professores, crianças, adolescentes, trabalhadores, produtores rurais.

Como um dos focos deste programa é consolidar as ações convergentes aos objetivos de desenvolvimento sustentável sobre água potável e saneamento, saúde e bem-estar, cidades e comunidades sustentáveis além de atender diversos outros objetivos indiretamente, foram desenvolvidas ações de planejamento, engajamento de equipes, visitas técnicas, coletas de amostras, análises físico-químicas e biológicas de águas e de águas residuárias, bem como a elaboração de informativos que apresentavam e discutiam os resultados das análises com propostas para os problemas apresentados pelas demandas externas à UEPG.

Algumas ações já realizadas pela equipe do projeto:

 

  • Atividades destinadas a promover a integração sobre resíduos sólidos urbanos com a comunidade local atendida, visando instruir os moradores sobre questões específicas;
  • Palestras sobre meio ambiente, cuidados pessoais e doenças decorrentes da falta de Saneamento Básico em comunidades carentes, sobre a importância econômica, ambiental e social da reciclagem de materiais por catadores.
  • Elaboração de projeto hidrossanitário e arquitetônico da ampliação da cozinha usada para fazer a sopa servida à comunidade do Cisco de Deus;
  • Arrecadação de alimentos em palestras realizadas em outras instituições;
  • Projeto de tratamento de águas residuárias da lavagem de veículos da Polícia Ambiental de Ponta Grossa;
  • Plantio de sementes em vasos feitos de garrafa PET reciclável por crianças em comunidades carentes;
  • Avaliações de amostras da água superficial do Arroio de Olarias na cidade de Ponta Grossa – PR desde a cabeceira até a área de represamento denominada Lago de Olarias; da fonte de água natural de uma escola municipal com fins de irrigação na horta e pomar plantado pelo Rotary; da fonte de água natural e de dois tanques da Comunidade Jocum a fim de aproveitá-la como fonte de água potável e abastecimento de dois tanques de peixes ligados em série; dos recursos hídricos de uma indústria localizada na cidade de Ponta Grossa – PR visando melhorar a gestão e disposição final da água residuária industrial com foco no controle do processo produtivo;
  • Instalação de um sistema inovador e ecológico para o tratamento de esgoto sanitário descentralizado e individual na associação do acampamento Emiliano Zapata com vistas à melhoria do Saneamento local rural.

Coordenadora do Projeto: Profa. Dra. Maria Magdalena Ribas Döll

contato: mmrdoll@uepg.br

 

Tecnologia de Materiais de Construção

O presente projeto contempla a prestação de serviços à comunidade envolvida com a Construção Civil, bem como a participação de acadêmicos do Curso de Engenharia Civil como forma de aprofundamento de conhecimento de disciplinas ministradas no Curso. Este projeto consiste na realização de ensaios tecnológicos de Materiais de Construção, desenvolvidos de acordo com a procura de interessados: Engenheiros, Construtores e pessoal especializado de Empresas de Engenharia Civil. Estes serviços vêm sendo prestado há muitos anos pelo Laboratório de Materiais de Construção Civil (LMCC), de maneira que já se constitui em rotina estabelecida e conhecida da Comunidade de Ponta Grossa e região. Há sempre demanda de serviço, no que implica em envolvimento regulares nas atividades por parte dos professores, funcionários e acadêmicos. Os materiais que poderão ser atendidos em termos de caracterização e ensaios de controle tecnológico no âmbito do Projeto serão: concretos de cimento Portland, argamassas para revestimento e assentamento e agregados miúdos e graúdos. No que se refere à caracterização e ensaios de controle tecnológico, o LMCC se baseia nas exigências de normas técnicas nacionais da ABNT.

Coordenadora: Profª Dra. Patrícia Krüger.

Contato: pkruger@uepg.br

 

Projeto de Interação das Engenharias e Zootecnia com o Ensino Médio – PROENZEM (extensão universitária)

Este Projeto de Extensão tem como objetivo principal despertar o interesse dos alunos do ensino médio pelos cursos ofertados pelo Setor de Engenharias, Ciências Agrárias e de Tecnologias (SECATE), que são: Engenharia de Materiais, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Agronomia e Zootecnia.

O objetivo é estreitar o relacionamento entre a Universidade e os Colégios de Ensino Médio, mostrando as possibilidades de interação que podem e devem existir. As atividades propostas nesse Programa visam estimular o aluno a conhecer e vivenciar o curso a ser realizado no Ensino Superior, antes do seu ingresso na Universidade, permitindo assim, despertar seu senso crítico, para que ele possa tomar decisões, qualificando-se para a escolha de uma profissão.

As atividades realizadas incluem palestras, oficinas de experimentação tecnológica e feiras de ciências.

Coordenadora: Adriana Scoton Antonio Chinelatto

Contato: adriana@uepg.br

 

UEPG participa da IV Feira de Profissões – link

Atualizado em 27/08/2021

Skip to content