Grupos de Estudos

BioModel – Biologia integrativa e modelagem na produção de não ruminantes

O BioModel é um grupo de pesquisa de caráter interdisciplinar e multi-institucional certificado pelo CNPq. O grupo de pesquisa BioModel tem a colaboração de vários professores de diferentes instituições de ensino e pesquisa do Brasil os quais definiram várias estratégias para desenvolver a biologia integrativa e modelagem. Diante disso, um dos principais objetivos do grupo é fomentar e capacitar alunos de graduação e pós-graduação para atuar em pesquisas com biologia integrativa e modelagem na produção animal. As pesquisas são voltadas a suinocultura e avicultura com foco em avaliação de aditivos e nutrição através de experimentos in vivo, sistematização de dados, meta-análise e modelagem.

 

 

 

 

 

LeMA – Laboratório de estudos em Melhoramento Animal

Os trabalhos desenvolvidos pelo LeMA têm por objetivo avaliar geneticamente os animais, de diversas espécies de interesse zootécnico, a fim de selecionar reprodutores superiores que possam ser utilizados como melhoradores dos rebanhos. Além disto, o grupo atua na área de genômica animal com o intuito de identificar genes e marcadores moleculares que auxiliem os criadores em seus programas de melhoramento animal. As metodologias utilizadas pelo grupo nos sistemas de avaliação são desde métodos quantitativos de análise até interpretação gênica das amostras de DNA animal.

 

 

Fish Nutrition

O grupo  de pesquisa “Fish Nutrition” tem como missão a formação de recursos humanos qualificados com foco na nutrição de peixes em pesquisas sobre a avaliação de de alimentos,  avaliação e desenvolvimento de aditivos e determinação das exigências nutricionais, considerando o desempenho, saúde e qualidade da carne. As pesquisas são realizadas buscando produção sustentável e produção de alimentos seguros para consumo humano.

 

 

 

 

 

 

VITA – Estudos em Reprodução Animal

Juntamente com a nutrição, a genética e a sanidade, a reprodução é um dos pilares para a produção animal eficiente. O grupo VITA tem o propósito de realizar pesquisas e discussões a respeito de temas relacionados à reprodução animal. As pesquisas são aplicadas à campo e incluem aspectos relacionados à endocrinologia e fisiologia da reprodução, investigação da fertilidade feminina e masculina, estudos sobre a gestação, neonatologia, entre outros. Quando possível, esses assuntos são relacionados ao desempenho animal, no que tange a produção animal, buscando associar também práticas que preservem o bem-estar animal. O grupo VITA pretende contribuir com a formação de alunos(as) mais capacitados(as) na área específica.

Skip to content