Cervejaria Adriática

Cervejaria Adriática

Empresa fundada pelo imigrante alemão Henrique Thielen, se tornou um marco no processo industrial de fabricação de bebidas na cidade de Ponta Grossa no início do século XX. Seus produtos, cervejas e gasosas, foram comercializados principalmente nos mercados do Sul do Brasil e em São Paulo, mas chegaram a atender mercados distantes, em alguns pontos europeus (CHAVES, 2006). Os primeiros rótulos foram: Operária, Primor, Brilhante e Cachorrinha, porém seu produto mais conhecido foi a cerveja Original.

Premiada na Exposição Internacional do Centenário da Independência, a Cervejaria Adriática seria caracterizada como modelo de produção e administração em bebidas, investindo constantemente em maquinário e na qualificação de seus funcionários, inclusive, “[…] enviando muitos deles para aprender as técnicas de produção das principais cervejarias da Alemanha” (CHAVES; BREMBATTI,  2008, p.25).

No final da década de 1940, a Cervejaria Adriática foi vendida para a Antarctica. No início da década de 1990 a imprensa destacava que no Brasil existiam “apenas três locais que produziam a Munchen [tipo de cerveja], um deles é Ponta Grossa, onde a presença de um fabricante alemão gerou as condições técnicas necessárias à sua fabricação” ( CORREIO DE NOTÍCIAS, 21/11/1990, p. 6).  A notícia do periódico informava que a preparação da Munchen seguia “a tradição e as mesmas máquinas da fábrica primitiva, a Adriática… (IDEM).

A despeito da importância histórica da fábrica da Cervejaria Adriática para a memória da paisagem urbana dos Campos Gerais, o imóvel situado na região central da cidade de Ponta Grossa – um dos últimos remanescentes da arquitetura industrial do início do século XX –  foi demolido. Inúmeras solicitações de tombamento do prédio, com o intuito de sua preservação, foram feitas. Porém, nenhum deles surtiu efeito e ao final da década de 1990 o imóvel já não fazia parte do cotidiano visual dos transeuntes do centro de Ponta Grossa.

REFERÊNCIAS

CHAVES, N. B. Do Centro Commercio e Indústria ao Selo Social. Ponta Grossa. Editora: UEPG, 2006.

CHAVES, N.B; BREMBATTI, K. Desenvolvimento & Sociedade: ACIPG 85 anos de histórias. UEPG. Ponta Grossa, 2008.

Autora: Geane Caroline Wiltemburg

Acadêmica do 4º ano da Licenciatura em História UEPG

Ano: 2018

Revisão: 2019

Skip to content