Escolas étnicas

Escolas étnicas

Assim se chamavam as escolas que foram criadas no interior das colônias de estrangeiros estabelecidas no Brasil a partir do século XIX.

Em territórios da então província paranaense, diversos grupos de imigrantes instalavam-se em colônias distantes de centros urbanos. As escolas étnicas, ou escolas de imigrantes, foram criadas como meio de suprir a ausência de um aparato estatal que fornecesse escolarização para os filhos de imigrantes vindos ao Brasil.

Além de estabelecerem-se sobretudo em áreas rurais, onde as mãos do estado não alcançavam, as escolas étnicas tinham como característica serem normalmente geridas pelas próprias comunidades, adotando práticas comuns a elas, sobretudo a prática confessional. Muitas vezes eram geridas pelas congregações cristãs que, vindas ao Brasil, mantinham vínculo com a etnia e a comunidade dos imigrantes. Essas instituições de ensino tinham como objetivo – além do letramento e da propagação da ‘civilização’, comuns às escolas públicas – a preservação e a valorização dos ritos, dos costumes, da língua, e em geral, da cultura estrangeira.

No Paraná dos ‘Campos Geraes’, as escolas étnicas foram instituições bastante comuns. Estiveram presentes desde o estabelecimento das primeiras colônias de imigrantes europeus, na primeira metade do século XIX, e atingiram o seu auge na década de 1930, quando, apenas no Paraná de 1937, foram arroladas 167 escolas étnicas polonesas, além de diversas outras ucranianas, alemãs e italianas. Já no início da República, em 1917, com as diretrizes estabelecidas pelo Código de Ensino, buscou-se uma homogenização no sentido de promover a nacionalização das escolas estrangeiras. O fim definitivo das escolas étnicas, todavia, acontece somente com o Estado Novo, após 1937.

Referências

KUBASKI, Luciana; MARTINIAK, Vera Lúcia. Educação e imigração polonesa nos campos gerais. Em: XI Jornada do HISTEDBR, 2013, Cascavel. Anais eletrônicos… Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada11/artigos/4/artigo_simposio_4_750_lucianakubaski@hotmail.com.pdf>,

MARTINIAK, Vera Lucia. A educação de imigrantes na província do Paraná. Em: XI Jornada do HISTEDBR, 2013, Cascavel. Anais eletrônicos… Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada11/artigos/10/artigo_simposio_10_762_veramartiniak07@yahoo.com.br.pdf>.

MARTINIAK, Vera Lucia. Educação e imigração na província do Paraná: análise da constituição das escolas étnicas para os filhos de imigrantes. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 52, p. 119-137, set. 2013.

MARTINIAK, Vera Lucia. A reconstrução histórica das instituições escolares étnicas no Paraná. Antíteses, Londrina, v. 8, n. 15, p. 423-447, jan./jun. 2015.

Autor: Giuvane de Souza Klüppel

Acadêmico do 4° ano do curso de Licenciatura em História UEPG

Ano: 2018

Revisão: 2019

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