Bolsa de estudos de mestrado internacional em Bruxelas

A Université libre de Bruxelles (Bélgica) está coordenando o Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em Biodiversidade Tropical e Ecossistemas – TROPIMUNDO, para o qual a Comissão Européia oferece um certo número de bolsas de estudo totalmente cobertas para estudantes da UE e de fora da UE.

Não há restrições de país algum. Como Erasmus Mundus é a marca de excelência educacional da Comissão Européia, não estamos autorizados a usar nenhum outro critério que não seja a excelência para selecionar os bolsistas. Esta informação é de particular importância para estudantes com formação em BIOLOGIA que procuram uma bolsa de estudo para estudar no exterior!

TROPIMUNDO é o primeiro Mestrado Internacional em Biodiversidade Tropical e Ecossistemas (2 anos, 120 ECTS) que permite aos estudantes mergulhar nos ecossistemas interligados sob ameaça, passando um segundo semestre completo de trabalho de curso e escolas de campo na floresta tropical amazônica, as ilhas tropicais do Caribe e do Oceano Índico, a floresta tropical centro-africana, os Grandes Lagos leste-africanos, os ecossistemas terrestres e costeiros, os ecossistemas florestais malgaxes e as florestas asiáticas terrestres, aquáticas e de manguezais, e um quarto semestre dedicado ao trabalho de tese relacionado à biodiversidade tropical e aos ecossistemas. Os outros dois semestres cobrem cursos básicos e especializados na Bélgica, Itália, França e Guiana Francesa.

A Comissão Européia fornece um certo número de bolsas integrais para estudantes da União Européia e de fora da UE. Os bolsistas selecionados terão suas mensalidades e mobilidade cobertas, além de receberem seguro completo e alocações mensais.

A primeira chamada para os candidatos que procuram uma bolsa de estudos com a intenção de começar no ano acadêmico 2023-2024 está agora aberta e o prazo para inscrição é 15 de janeiro de 2023.

Mais informações sobre o programa TROPIMUNDO e o procedimento de inscrição podem ser encontradas AQUI!

Texto: Beatriz Mayer