Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs

Estão abertas até 31/08 as inscrições para o Hochschulwinterkurs – Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs, programa do DAAD que concede bolsas para estudantes brasileiros interessados em aprofundar os conhecimentos do idioma alemão. Em função da pandemia de Covid-19 e das restrições às viagens internacionais, a chamada deste ano foi adaptada para um formato online. Na nova modalidade, o programa custeará um curso de alemão intensivo ministrado por uma universidade alemã de forma virtual, com duração de três a seis semanas, entre janeiro e fevereiro de 2022. O DAAD oferecerá, ainda, uma bolsa no valor de até 675 euros (a quantia será proporcional à duração do curso). Para se candidatar é preciso ter, pelo menos, nível B1 de domínio de alemão e estar matriculado(a) em uma universidade no Brasil como estudante de graduação, mestrado stricto sensu ou doutorado, com coeficiente de rendimento (CR) acadêmico igual ou superior a 8,0. Como a pandemia inviabiliza a realização presencial do teste onSET, o DAAD oferecerá o teste de língua online como parte do processo de inscrição (obrigatório para todos os candidatos). Os cursos serão ministrados pelas seguintes universidades:

• Philipps-Universität Marburg
• Universität Leipzig
• Universität Freiburg
• Technische Hochschule Wildau em Berlim

Veja a matéria completa no site do DAAD Brasil. O novo edital está disponível aqui (em inglês e alemão).