Disciplina ministrada em inglês na pós-graduação em odontologia fortalece a internacionalização da UEPG

Durante os meses de junho e julho deste ano, o Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UEPG ofertou a disciplina de “Seminários de Literatura Correlata” de forma inovadora no programa: totalmente em inglês.

Os professores Fábio André dos Santos, Marcelo Carlos Bortoluzzi e Fabrício Rutz da Silva (Estágiário de Pós-Doutorado) desenvolveram atividades remotas através do Google Meet e do Google Classroom pelo período de oito semanas. Nos quatro primeiros encontros, o conteúdo foi ministrado pelos professores da disciplina e, nos demais, todos os alunos apresentaram seus seminários. Tudo em Inglês, como ressalta o professor Fábio André: “Tudo, tudo foi em inglês, inclusive os e-mails que tínhamos que enviar para eles [alunos] e atividades”.

O professor Fábio conta que o inglês foi um novo desafio para os alunos do Programa: “Nossos alunos ficaram assustados num primeiro momento, principalmente porque não estava previsto em formato remoto e, sim, presencial”. E complementa afirmando que o desafio também foi grande para os professores: “É desafiador, você fica com receio. Será que vamos dar conta? Ainda mais em um momento tão atípico. Mas eu acho que tem que começar a reportar cada vez mais isso, porque acaba sendo um treinamento interessante.”

O inglês na disciplina, no entanto, não foi apenas desafio, mas também um atrativo para alguns alunos. “Eu achei interessante que alguns alunos relataram que escolheram a disciplina não só pelo assunto em si, mas porque seria ministrada em inglês”, conta o professor Fábio. As aulas foram ministradas para 20 alunos: oito alunos de Mestrado em Odontologia, oito alunos de Doutorado em Odontologia e quatro alunos especiais (Residentes do Programa de Residência Multiprofissional HU-UEPG). Desses 20 alunos, quatro são internacionais, vindos do Paraguai, Chile, Peru e Bolívia.

Estudar em um idioma diferente do seu, permitiu que alunos e professores tivessem experiência semelhante ao que os alunos internacionais vivenciam na UEPG, em que precisam adaptar-se ao novo idioma. Ambos os professores que ministraram a disciplina possuem experiências internacionais em seus currículos. O professor Fábio André foi bolsista Fullbright na Columbia University, New York, e o professor Marcelo fez Doutorado Sanduíche na University of California, San Francisco. As aulas em inglês além de fortalecerem a internacionalização da UEPG, segundo o professor Fábio André, podem despertar o interesse e confiança dos alunos para experiências internacionais: “Eu acho que aulas assim incentivam a internacionalização. Eles vão perdendo o medo. O inglês é uma ferramenta, quanto mais você vai usando, vai ficando cada vez mais fácil”

Ao final da disciplina, os alunos puderam, finalmente,  usar o português, dessa vez para expressar como foi a experiência. Confira no vídeo abaixo o relato dos alunos:

A motivação para ministrar a disciplina em inglês, segundo o professor Fábio, veio ao participar do curso English as a Medium of Instruction (EMI), ministrado no ano passado pelo Programa Paraná Fala Inglês (PFI) da UEPG. “A disciplina se deu por conta do EMI e também porque vi uma forma de treinar. Quanto mais incentivo, mais os alunos vão se familiarizando com essas situações”, relata. O EMI é um programa voltado para a internacionalização, que visa ampliar o número de disciplinadas ministradas em inglês, a fim de acolher discentes e docentes internacionais, fomentar a competência intercultural da comunidade acadêmica da UEPG e capacitá-la para ações de internacionalização.

Texto: Cristina Gresele

Comentários: 1

1. […] de Literatura Correlata” de forma inovadora no programa: totalmente em inglês, como a gente já contou aqui no site do ERI. Além disso, o professor Fábio André adotou o inglês também no grupo de pesquisa que orienta: […]

Os comentários estão fechados.