Fundação Araucária firma parceria com a Mitacs e cria novas oportunidades de pesquisa e inovação

A Fundação Araucária e a Mitacs – organização sem fins lucrativos canadense que promove pesquisa e inovação – organizaram um evento online de assinatura do Memorando de Entendimento entre as duas instituições, que aconteceu nesta terça-feira (11), às 14h do Canadá e às 15h do Brasil.

O grande objetivo desta parceria entre a Fundação Araucária e a Mitacs é o de apoiar estudantes do Brasil e do Canadá a participarem de estágios de pesquisa acadêmica e industrial sob a supervisão de professores das universidades desses países nas mais variadas áreas acadêmicas, desde ciências, engenharia e matemática a humanidades e ciências sociais. Ao analisar um futuro pós-COVID-19, fica claro que os tipos de oportunidades oferecidas pela parceria da Fundação Araucária – Mitacs serão importantes para estimular novamente a mobilidade internacional da pesquisa.

A parceria de três anos apoiará 150 alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado dos dois países. Os participantes farão estágios acadêmicos e de pesquisa industrial sob a supervisão de membros do corpo docente de universidades canadenses e brasileiras.

“A Fundação Araucária tem trabalhado com convênios colaborativos chamados Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação. Sabemos que o Estado do Paraná tem capacidade para se posicionar como referência mundial, e firmar parcerias com instituições de extrema importância como a Mitacs. Isso só é possível porque usamos nosso talento altamente qualificado na academia para auxiliar na geração de prosperidade e renda, bem como na transformação de ciência e tecnologia em inovação”, enfatizou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

Enquanto a parceria oferece oportunidades de pesquisa para uma variedade de disciplinas acadêmicas, Mitacs e a Fundação Araucária estão se comprometendo a apoiar intercâmbios de pesquisa nos setores prioritários de inteligência artificial, tecnologias quânticas, preparação para pandemias e economia verde.

“Essa parceria com a Mitacs é muito bem-vinda, por um lado ela nos ajuda a implantar uma política de internacionalização mais focada, mais seletiva, e a possibilidade de interação dos nossos pesquisadores no Paraná, hoje cerca de 20 mil doutores, com pesquisadores do Canadá voltados para a formação de pessoal e de capital intelectual em várias frentes de trabalho, muito orientado pela demanda do Estado em desenvolvimento. Esse fato para nós cria um contexto muito favorável de parceria, nós esperamos que com a assinatura desse Memorando de Entendimento  teremos outras ações conjuntas sempre com a preocupação da produção de ciência, tecnologia  e pesquisa orientada pelas demandas de desenvolvimento tanto do Paraná como do Canadá”, ressaltou o diretor científico, tecnológico e de inovação, Luiz Márcio Spinosa.

A Fundação Araucária é a única agência de fomento do Brasil a apoiar todos os programas da Mitacs. “A parceria entre a Araucária e a Mitacs fortalecerá ainda mais os laços entre o Paraná e o Canadá, ao oportunizar a pesquisadores, desde a graduação até a pós-graduação, o desenvolvimento de propostas conjuntas, considerando o envolvimento da academia e da indústria, com vistas ao desenvolvimento e impacto social e econômico”, informou a coordenadora da área internacional da Fundação Araucária, Eliane Segatti.Por meio desses estágios e oportunidades de intercâmbio, os pesquisadores construirão redes bilaterais de pesquisa acadêmica e servirão como um elemento fundamental para colaborações mais impactantes entre os ecossistemas de inovação brasileiro e canadense.

“A Mitacs tem orgulho de sua parceria com a Fundação Araucária para oferecer oportunidades para estudantes e bolsistas do Brasil e Canadá fazerem pesquisas no exterior. Sabemos que essas colaborações são mutuamente benéficas para o Canadá e nossos países parceiros, porque o intercâmbio internacional de estudantes torna nossas economias mais prósperas, inovadoras e competitivas ”, ressaltou John Hepburn, CEO e diretor científico da Mitacs.A mobilidade dos pesquisadores de um país a outro será realizada no momento oportuno, pós-pandêmico.

Sobre a Fundação Araucária

A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) busca o desenvolvimento social, econômico e ambiental  do Paraná, por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação. A Araucária é uma das 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa do Brasil e faz parte do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).Seus projetos são desenvolvidos a partir de três grandes eixos estratégicos: Fomento à Pesquisa Científica e Tecnológica; Verticalização do Ensino Superior e Formação de Pesquisadores e Disseminação da Pesquisa Científica e Tecnológica.

Sobre Mitacs

• Mitacs é uma organização sem fins lucrativos que promove o crescimento e a inovação no Canadá, resolvendo desafios de negócios com soluções de pesquisa de instituições acadêmicas.
  • Mitacs é financiada pelo Governo do Canadá, bem como pelo Governo de Alberta, Governo da Colúmbia Britânica, Research Manitoba, Governo de Nova Brunswick, Governo de Terra Nova e Labrador, Governo da Nova Escócia, Governo de Ontário, Innovation PEI e Governo de Quebec.

Texto: Fundação Araucária