Holland Scholarships concede bolsas para estudar na Holanda

Estão abertas as inscrições para o Holland Scholarship, programa de bolsas financiado pelo Ministério da Educação, Ciência e Cultura da Holanda, em parceria com diversas universidades Holandesas. A bolsa, no valor de 5.000 euros, é destinada a estudantes estrangeiros interessados em estudar graduação ou mestrado na Holanda, e pode ser usado em um dos mais de 2.100 programas ministrados em inglês em instituições holandesas. A bolsa cobre os gastos referentes ao primeiro ano do curso e não tem possibilidade de renovação.

Podem concorrer ao programa de bolsas estudantes:
– nativos de um país não membro do Espaço Econômico Europeu (brasileiros, portanto, são elegíveis);
– que não tenham diploma de alguma universidade holandesa;
– que atendam a todas as exigências da universidade escolhida (as exigências variam de acordo com a instituição).

A inscrição deve ser feita na própria página da instituição em que o candidato deseja estudar.  Para conferir todas as universidades participantes, há uma lista de “universidades de pesquisa” e uma lista de “universidades de ciências aplicadas” disponível no site da Holland Scholarship. No site, além das listas, há links apontando para os portais de inscrição de cada uma das instituições e indicando os procedimentos de candidatura.

O processo de candidatura e os documentos requeridos variam conforme a instituição e o curso escolhidos, mas alguns requisitos comuns são: histórico acadêmico, carta de motivação, cartas de recomendação e certificado de proficiência em inglês.

Texto: Cristina Gresele               Imagem: Nastya Dulhiier / Divulgação ERI