Inscrições abertas: mobilidade no Instituto Politécnico de Bragança – Portugal 2025

Quer estudar em Portugal e não sabe por onde começar? O ERI te ajuda!

A partir de hoje (26/03), o Escritório de Relações Internacionais da UEPG irá receber a documentação de alunos de graduação ou mestrado que desejem cursar um semestre acadêmico no Instituto Politécnico de Bragança (IPB-Portugal) durante o período de setembro de 2024 a julho de 2025.

Serão aceitas inscrições de estudantes que:

• tenham idade mínima de 18 anos;
  • estejam cursando a partir do segundo ano da graduação OU sejam alunos de mestrado;
  • não integralizaram todas as disciplinas do curso;
  • não estejam em regime de dependência;
  • não estejam com a matrícula trancada;
  • possuam condições financeiras de se manter no exterior.

Para participar da pré-seleção, você deve enviar ao e-mail do ERI (eri@uepg.br) os seguintes documentos: cópia do passaporte, histórico escolar, comprovante de matrícula, Contrato de Estudos do IPB, Formulário PROMEI preenchido.

Para ajudar no preenchimento do “Contrato de Estudos”, os candidatos podem consultar o Guia ECTS neste link: http://www.ipb.pt/go/d854O preenchimento da tabela B do Acordo de Estudos é obrigatório. Poderão ser escolhidas disciplinas de diferentes anos letivos, desde que elas aconteçam no segundo semestre letivo do IPB (fevereiro a julho de 2024) dos campi de Mirandela OU Bragança — não é possível escolher disciplinas dos dois campi, pois situam-se em duas cidades diferentes.

Fique atento: as disciplinas a serem escolhidas pelos alunos de graduação ou mestrado são as referentes aos cursos de graduação/licenciatura, não de ensino técnico.

Os estudantes selecionados terão isenção da anuidade no IPB e receberão certificado após a conclusão de sua mobilidade. O IPB ressalta que custos com passagem, moradia, alimentação, seguro de viagem e outras despesas pessoais são de responsabilidade do estudante.

O prazo final para envio de candidaturas ao ERI é dia 25 de abril de 2024.

Se você tiver alguma dúvida, é só entrar em contato com o ERI pelo e-mail eri@uepg.br ou pelo telefone (whatsapp) 42 3220-3260.