Parceria entre Brasil e Portugal mapeia projetos culturais relacionados aos ODS e à Agenda 2030 e oferece oficinas

O Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da Universidade do Minho (POLObs), Portugal, está desenvolvendo o projeto “Cultura e Desenvolvimento: Projetos Culturais e a Agenda 2030” em parceria com diversas secretarias e instituições brasileiras. A iniciativa visa identificar, caraterizar e mapear projetos culturais que atendam às diretrizes de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Iniciado em dezembro do ano passado em Portugal, em maio de 2020 o projeto foi alargado aos contextos lusófono e ibero-americano. A ação está dividida em dois ciclos: O primeiro pretende coletar dados e mapear projetos culturais de profissionais e organizações do setor cultural, que atendam às diretrizes da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Isso se dá através de uma Ficha de Registro Online.

O cadastro do projeto oferecerá acesso ao segundo ciclo: oficinas de formação para profissionais da área cultural com o intuito de discutir e elaborar ações pautadas nos ODS da Agenda 2030.

Com os dados recolhidos, será possível a elaboração de dossiês temáticos sobre projetos culturais desenvolvidos à luz de cada um dos ODS, bem como a criação de um Mapa Virtual que possibilitará uma visão de conjunto da presença territorial dos projetos culturais em função dos ODS.

O primeiro período de submissão de Fichas de Registo brasileiras termina 31 de agosto de 2020.

No Paraná, estão trabalhando em parceria com o POLObs o Laboratório de Interculturalidade e Diversidade (LaID) do Setor Litoral da UFPR, o Laboratório de Pesquisa em Filosofia da Diferença e Arte Educação (RIZOMA/UFPR), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CEDES) do Governo do Estado do Paraná.

No Brasil, também são parceiros do projeto a Oficina de Estudos do Patrimônio Cultural da UENF, a Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a Superintendência de Museu da SECEC-RJ, o CELACC-USP, o Centro Cultural Belchior, o CPF-Sesc São Paulo, o DC-FACOM-UFBA, o Laboratório de Arte, Cultura e Acessibilidade da UFRJ, o Instituto Abrapalavra, o Observatório de Fortaleza, o Paço do Frevo, o PPG-DTecS-UNIFEI, o PPGM-UFPE e o PPGPP-UECE.

Acesse a Ficha de Registro aqui.

Para esclarecimentos contatar o POLObs (polobs@ics.uminho.pt) ou o coordenador do estudo (Manuel Gama: manuelgama@ics.uminho.pt).