Programa CAPES/DAAD de bolsas de doutorado na Alemanha

O mês de setembro traz ótimas notícias para quem pensa em fazer doutorado ou parte dessa etapa da carreira acadêmica na Alemanha. Estão abertas as inscrições tanto ao Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na Alemanha CAPES/DAAD quanto ao programa do DAAD de auxílio para doutorandos.

No caso do primeiro programa, é possível se candidatar até às 17h (horário oficial de Brasília) do dia 30/09/2021. Fruto da parceria entre o DAAD e a CAPES, a chamada oferece até 45 bolsas em três modalidades: Doutorado Pleno, Doutorado Sanduíche e Doutorado Sanduíche com Cotutela. O DAAD oferece, ainda, uma quarta modalidade: Doutorado Sanduíche Curto (sete a doze meses). O novo edital (11/2021) pode ser acessado aqui. Confira os detalhes neste site e neste documento com o resumo dos benefícios para os bolsistas do DAAD e a documentação exigida.

Já o programa de auxílio do DAAD para doutorandos brasileiros com bolsa no país recebe inscrições até o dia 04/10/2021. Ele viabiliza estadias de pesquisa de dois a seis meses na Alemanha. Trata-se de um financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) ou por uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante do programa (vide lista no nosso site), com o objetivo de viabilizar parte da pesquisa da tese na Alemanha (sem interrupção da vigência da bolsa da agência brasileira). É possível escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para realizar pesquisas específicas, relevantes para a tese de doutorado, entre abril de 2022 e março de 2023. Saiba tudo sobre o auxílio neste link e na página do programa.