Universidade Belga procura associado para pesquisa de pós-doutorado

O instituto de pesquisa naXys da Universidade de Namur procura candidato de pós-doutorado em tempo integral para atuar na chamada BEWARE 2021- 1 com a parceira industrial Aerospacelab, localizada na Valônia, Bélgica. A bolsa cobre salário, subsídio de mobilidade e custos de operação por 2 anos. O candidato conduzirá sua pesquisa dentro do instituto naXys e da parceira industrial.

ÁREA DE TRABALHO

O Instituto Namur para Sistemas Complexos, naXys, é ativo no campo de sistemas complexos, análise de fenômenos do mundo real e atua através de matemática e simulações numéricas, controle e otimização. A parceira industrial, Aerospacelab, premiada como “Startup digital de Valônia de 2019”, combina Inteligência Artificial e técnicas de aprendizado de máquina para desenvolver ferramentas que automatizam tarefas em inteligência geoespacial. A empresa, que possui cerca de 60 empregados, está também construindo pequenos satélites próprios que devem ser lançados ainda este ano.

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O ambiente do espaço próximo à Terra, com o seu crescente tráfego orbital, implante de “mega-constelações” e proliferação de lixo espacial, representa crescentes e sérios desafios científicos e sociais. Um dos desafios é o risco representado pelos corpos orbitais para espaçonaves operacionais. O projeto tem como objetivo gerar abordagens, técnicas e algoritmos inovadores no campo da gestão de tráfego espacial e consciência situacional do espaço para melhor predizer o risco de colisão. Pretende-se combinar ferramentas de teoria de sistemas dinâmicos, ciência de rede e aprendizado de máquinas para melhor apreender, gerenciar e avançar a automação do tratamento das Mensagens de Dados Conjuncionais de satélite (CDMs).

REQUISITOS

• Diploma de doutorado em matemática aplicada, ciência da computação, engenharia aeroespacial ou campos relacionados, com forte conhecimento em astrodinâmica;
  • Experiência com kits de ferramentas computacionais (MATLAB, Fortran, C/C++, python);
  • Habilidade no trabalho em equipe, preferencialmente dentro de uma equipe interdisciplinar;
  • Habilidades de comunicação escrita e verbal para relatórios, apresentações e publicações;
  • Registro de publicações de pesquisa relacionadas à oportunidade é um diferencial.

COMO SE INSCREVER

A inscrição consiste em uma carta de apresentação, um Currículo contendo uma lista de publicações e apresentações orais, com nomes e detalhes para contato de dois peritos científicos.
A inscrição deve ser enviada em uma pasta de arquivos por e-mail para jerome.daquin@unamur.be.
O prazo para inscrição é 12 de março de 2021, 17h no horário de Bruxelas, Bélgica ou 13h no horário de Brasília.

Mais informações e critérios de elegibilidade podem ser encontrados no website da BEWARE FELLOWSHIPS 2.