Com apoio da IESol, Associação de Artesãos de Irati-PR inaugura novo espaço

Com apoio da IESol, Associação de Artesãos de Irati-PR inaugura novo espaço

Na última terça-feira (19) foi inaugurada a sala sede para a Associação Iratiense de Artesãos, Artes e Sabores em Irati (PR). A sala fica localizada no espaço da rodoviária e marca o ponto da Economia Solidária na cidade. 

A Incubadora de Empreendimentos Solidários – UEPG contribuiu através da  compra de equipamentos que foram entregues à antiga Casa da Economia Solidária em Irati (PR), que era apoiada pela IESol e que foi desativada em 2017. Desde então, alguns trabalhadores e trabalhadoras buscaram junto à administração municipal atual a cessão de outro espaço, o que acabou sendo concretizado somente neste ano. 

A assistente social e técnica da IESol, Mariana Todorovksi, fala sobre a a importância do espaço para a continuidade dos trabalhos da associação. “Esse espaço é importante para a luta do artesanato, tanto para a economia solidária, quanto para o grupo que atua na produção”, comenta. Para Todorovksi o trabalho da IESol é assessorar e tentar achar espaços para esse grupo “Buscamos um espaço não só físico, mas também político e de reconhecimento, trabalhando também com formações de EcoSol”, conclui. 

Para  Milene Galvão, secretária da Associação Iratiense de Artesãos Artes e Sabores, após dois anos lutando pela reinserção dos artesãos e dos empreendimentos de economia solidária em um espaço novo, o grupo pode retomar e dar continuidade ao incentivo do consumo e produção de artesanato local. “Além de ser um fomento à economia municipal, também é uma geradora de renda, de emprego e uma maneira de criar laços e vínculos, além de respeito ao próximo”, ressalta. 

Para o professor Luiz Alexandre Gonçalves Cunha, coordenador da IESol, a garantia de um espaço significa um passo importante na manutenção da viabilidade de grupos de trabalhadores (as) ligados à produção artesanal. Segundo o professor, a incubadora continuará apoiando a associação e outros grupos, com o objetivo de fortalecer a Economia Solidária na região. “A IESol contribuiu com essa luta e continuará trabalhando para apoiar o projeto, dentro da perspectiva de manter sua inserção social e regional cada vez mais consolidada a partir dos seus programas e projetos de extensão”, comenta. 

 

Por Priscilla Pires

Skip to content