IESol realiza última formação do ano com o colégio Marista Santa Mônica

A Incubadora de Empreendimentos Solidários da UEPG (IESol) encerrou as atividades de formação deste ano, no Marista Escola Social Santa Mônica. O Marista Santa Mônica faz parte dos grupos apoiados pela IESol e desde 2017 tem parceria com a incubadora, através do Projeto de Iniciação Científica desempenhado pelo colégio. Na atividade proposta, as crianças com idades entre 10 a 12 anos puderam compreender mais sobre cooperativismo e solidariedade com o jogo de tabuleiro chamado Coopolis.

A estagiária da IESol e estudante de Serviço Social, Jayne Thalya, participa do projeto desde a primeira edição e fala sobre a importância de se buscar novas formas de ensino da Economia Solidária para as crianças. “Trabalhar os princípios da EcoSol com as crianças é um desafio, temos que tornar o conteúdo atrativo. A aplicação de jogos como metodologia de aprendizado foi muito bem recebida pelos alunos, é como aprender brincando”, comenta.

Para Thalya o projeto ajuda a levar os ensinamentos sobre a Economia Solidária não só para as crianças, mas para o local em si, fazendo com que mais pessoas tenham acesso aos princípios da EcoSol e possam praticá-los. “Ensinar o que é Economia Solidária para as crianças é gerar multiplicadores, as crianças aprendem e internalizam os princípios com muito mais facilidade que os adultos, e replicam esse conhecimento para os demais moradores do bairro, que é nosso objetivo com a incubação de território”, explica.

Nesta quinta-feira (21) acontece na UEPG Campus Central a formatura do projeto, com clube de trocas e feira solidária.

Por Priscilla Pires