IESOL traz três novos grupos para feira de natal

Iª feira temática de natal foi marcada por solidariedade, arte e novas participações

A Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESOL) promoveu no último dia 08 de dezembro a tradicional Feira da Economia Solidária da UEPG (FESU) no pátio em frente ao bloco C da universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A novidade foi que a organização foi a primeira em 17 anos da IESOL a ser tematizada para o natal.

Além da feira, o evento também contou com apresentações do coral da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI UEPG), da DJ Mari Silva e mais uma edição do Clube de Trocas da IESOL. Onde todos debatem sobre um tema –os aprendizados trazidos pela pandemia nessa edição- e levam o que preferirem para trocar com outros participantes.

Clube de Trocas. Foto : Luiza Benck

A tematização da Fesu foi o resultado do projeto de intervenção da aluna de serviço social e estagiaria da IESOL Camila Martins. O projeto de Martins se propões a divulgar a FESU para favorecer a união entre grupos de produção artesanal interessados em aderir a incubação da IESOL, assim como aos princípios da economia solidária.

A edição de natal trouxe três novos grupos que desenvolveram contato com a IESOL ao longo de 2022 e o projeto de leitura solidária “Pega Aí”. Os grupos foram compostos pelo projeto Mães Corujas da Associação Lua Nova, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Sabará e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Ortigueira. Todos são ligados pela produção e venda de artesanatos.

Com a ideia sendo desenvolvida com a professora Reidy Rolim- coordenadora da IESOL- Camila conta sobre como o projeto amadureceu no decorrer do ano. “Vimos que a ideia de uma feira tematizada tinha potencial após vermos os resultados da feira julina que fizemos na metade do ano” conta Martins.

A iesolense comenta que queria trazer os grupos pois eles haviam passado pelo processo de formação sobre economia solidária ao longo do ano e poderiam assim concluir o ciclo de conscientização sobre os benefícios da incubação e da economia solidária.” Mesmo com prazos apertados e o espaço da UEPG limitando a escolha dos projetos, é muito lindo ver os registros desses grupos que participaram, pois assim ajudamos a divulgar a IESOL, a FESU os nossos valores aqui dentro. Um dos objetivos do meu projeto”, conclui Martins.

Fotos: Equipe IESOL.

Entre novos e antigos
Com ofertas que iam desde panos de prato, bijuterias, hortifrútis e até pinturas, o grande destaque foi o tom de acolhida e colaboração dos feirantes tradicionais para com os convidados no evento.

Entre os recém-chegados o clima de novidade passou pela relação de acolhida dos feirantes tradicionais e da assimilação dos valores da IESOL.” Tomamos conhecimento através do professor Luiz Felipe em encontros sazonais e gostamos demais do que foi ensinado sobre a economia solidária. O que nos fortaleceu no trabalho com os pacientes do CAPS”, comenta Maria De Fátima Moraes Schneider, representante do CAPS Ortigueira.

Mas o proveito não foi apenas dos feirantes convidados. Entre os experientes existia um bem-vindo sentimento de desfecho proporcionado pelo evento que encerrou o calendário da FESU em 2022. Ano que marcou o retorno presencial após o período de reclusão proporcionado pelo coronavírus.

“O ano começou um pouco lento e fraco, sem muitas seguranças de até quando o retorno presencial poderia durar. Com o tempo, todos tivemos que recuperar o ritmo, os clientes e o contato entre nós”, comenta Noemi de Oliveira, uma das fundadoras da Associação dos Feirantes Solidários (AFESOL), da qual a FESU faz parte.

“Esse ano teve um clima de alegria, de reencontros. Foi algo muito bom e que refletiu na feira de natal hoje”, conclui Maria Helena, também uma das integrantes mais antigas da FESU.

A FESU tem previsão de retorno para para março de 2023. Confira o mini-documentário produzido sobre a Iª Feira Solidária natalina da IESOL:

Por Yuri A.F. Marcinik