Lama/UEPG participa de Congresso de Educação Rural em Málaga, Espanha

O Laboratório de Mecanização Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Lama/UEPG) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) estarão representados no Congresso Internacional de Educação Rural, em Cortes de la Frontera, Málaga, Espanha, que se realizará de 4 a 6 de abril do corrente. O Prof. João Demiski, apresentará o trabalho “Formação de agentes de desenvolvimento rural sustentável, promovendo Sistemas Alimentares Descentralizados”. Este faz parte de projeto inovador de ensino, extensão e pesquisa, que visa desenvolvimento sustentável da Agricultura Camponesa, que é coordenado pelo referido professor. O prof. João é professor no Curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia do IFPR, Campus Irati e atualmente dourando de Agronomia na UEPG, desenvolvendo trabalho no Lama/UEPG. Além do referido, o prof. João desenvolverá larga agenda de reuniões em universidades, órgãos de pesquisa, cooperativas e prefeituras na Espanha. Estes têm por objetivo consolidação de rede (IFPR, Lama/UEPG e instituições espanholas) para discussão quanto a ensino, pesquisa e extensão para agricultura camponesa.

O acadêmico João Dremiski em trabalho de extensão rural de no Distrito Itaiacoca, Ponta Grossa, PR (1994).

O acadêmico de Agronomia João Dremiski apresentando trabalho de pesquisa em Encontro de Iniciação Científica (1996).

Nestes 30 anos de história do LAMA/UEPG, estará representado no Congresso Internacional de Educação Rural, que reúne experiências e discute soluções educativas para o desenvolvimento rural sustentável em Cortes de la Frontera, Málaga, Espanha.

Entre os dias 4 e 6 de abril de 2024, Cortes de la Frontera, na Serranía de Ronda, Málaga, será o local do I Congreso Internacional de Educación Rural, “Por una educación rural para la repoblación”. O evento, organizado pela Confederação de Centros de Desenvolvimento Rural (COCEDER) em colaboração com o Grupo de Investigação Professores, Comunicação e Investigação Educativa da Universidad de Málaga (PROCIE-UMA), a Universidad Rural Paulo Freire – CDR Montaña y Desarrollo, os coletivos de Ação Social (CAS), o Instituto Paulo Freire e o Ayuntamiento de Cortes de la Frontera.

O comitê científico do congresso selecionou 43 comunicações internacionais, das quais 22 são da Espanha e o restante de países como Chile, Brasil, Filipinas, Camarões, Argentina, Guatemala e Colômbia. Entre os participantes destacados está João Luis Dremiski, professor do IFPR e Doutorando na Pós-Graduação em Agronomia pela UEPG e membro do Lama – Laboratório de Mecanização Agrícola, que apresentará seu trabalho intitulado “Formação de Agentes de Desenvolvimento Rural Sustentável, promovendo Sistemas Alimentares Descentralizados”, focando na temática da extensão rural por cenários.

O trabalho de Dremiski e da equipe do Lama, realizado em Prudentópolis, onde a agricultura familiar é fundamental, destaca a importância da formação para o protagonismo das famílias camponesas na transição da produção agropecuária e florestal sustentável bem como na organização comunitária para o beneficiamento e a comercialização visando o enfrentamento da insegurança alimentar. Este congresso se apresenta como um espaço importante para a troca de conhecimentos e experiências, com o objetivo de encontrar soluções adequadas, inclusivas e colaborativas para superar os limites do desenvolvimento rural em contextos de ausência ou falta de políticas de ATER.