Alfredo Bertôldo Klas. Antonio João Teixeira. Carlos de Bortoli. Carlos Jendreieck. Clarice Alves da Cruz. Domingos Silva Souza. Eduardo Gusmão dos Anjos Sobrinho. Fernando Pilatti. Leonidas Justus. Marly Sallum. Meinhert E. Borg. Nelio Jorge Prado. Ovidio B. Ribas. Pericles de Holleben Mello. Toshio Kawamura.
O que todos esses nomes possuem em comum? Em algum momento, nas décadas de 1970 e 1980, essas pessoas fizeram parte do Foto Cine Clube Vila Velha. Vários desses ‘personagens’ constam como sócio-fundadores da iniciativa de produção fotográfica e aprendizado que surgiu em 1975 como espaço cultural dentro da UEPG.
Esses detalhes agora podem ser consultados por pesquisadores e interessados sem sair de casa. O Museu Campos Gerais acaba de oferecer acesso digital ao catálogo de 54 fichas de inscrição do Foto Cine Clube Vila Velha, documentação pertencente ao acervo do fotoclube nos Arquivos Históricos Hugo Reis.
O serviço na web resulta de Pesquisa de Iniciação Científica Júnior da estudante de ensino médio Marianne Lechinovski. As fichas apresentam informações como nome, profissão, endereço, local de trabalho, câmeras utilizadas pelos inscritos, marcas de equipamento fotográfico, além da categoria dos associados. A expectativa da pesquisa é reconstituir o perfil dos frequentadores do fotoclube.
Internautas podem navegar por páginas dessa documentação ímpar da história local da fotografia. Contribuições com informações, lembranças ou dados sobre nomes presentes na documentação podem ser enviadas para o e-mail mcguepg@gmail.com.
Acesse o documento online:
https://issuu.com/museucamposgerais/docs/fichasdeinscriofccvv_mcg