MCG ‘reexibe’ documentário sobre o fotógrafo ‘Seu Domingos’

Uma pequena festa no estúdio fotográfico, com vinho, salgadinhos, histórias, muitos abraços e um anfitrião sorridente. A noite de 18 de julho de 2019 foi daqueles momentos quando se tem a impressão de que a cidade toda se encontra em função de apenas uma pessoa. Na verdade, uma delegação de 30 colegas, parentes, amigos ‘das antigas’ e novos conhecidos foi até o Foto Elite, na rua Francisco Ribas, no centro de Ponta Grossa. O pretexto era a despedida de Domingos Silva Souza, de malas prontas para o estado do Pará. O real motivo era celebrar uma carreira de 65 anos dedicados à fotografia.

Essa foi uma das cenas que marcou a cultura ano passado e definiu o encerramento das atividades do Foto Elite sob comando de ‘seu Domingos’, geógrafo formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), que aprendeu fotografia no Foto Weiss e assumiu o Elite em fins dos anos de 1970. Sobraram poucas imagens dessa fraterna despedida. Minutos antes, o fotógrafo achava que não iria ninguém e que sobrariam pasteizinhos.

Um dos poucos e preciosos registros ‘em tempo presente’ do evento se deu por iniciativa do historiador e produtor audiovisual Felipe Soares, que acompanhou a última semana de Domingos na cidade, fez entrevistas e reuniu tudo isso em um documentário. O vídeo, produzido pelo Canal Historiô, tem roteiro de Felipe Soares e Juliana Gelbcke, com produção de Guilherme Marcondes. A sessão de estreia foi no Museu Campos Gerais, pouco mais de uma semana após a despedida, no dia 5 de agosto.

Dada a importância do registro audiovisual e a justa homenagem ao fotógrafo, o MCG agora disponibiliza o vídeo (de 39 minutos) em seu canal no YouTube, de modo a permitir acesso a um público ainda maior nessa fase de pandemia e de portas fechadas.

Acesse aqui

Acervo Foto Elite

Na noite do dia 25 de julho de 2019, uma cerimônia no Campus Uvaranas oficializou a aquisição do acervo pela UEPG e fez pequena homenagem ao fotógrafo. Pela manhã, Seu Domingos concedeu entrevista de mais de duas horas ao projeto Lente Quente e à equipe do MCG para fins de registro e pesquisa do acervo.

Acesse aqui

Exposição

Em setembro do ano passado, em função do aniversário da cidade, o MCG fez uma primeira exposição de parte do acervo e do início de processo de organização de mais de 200 mil negativos fotográficos, sob curadoria da professora Patricia Camera, diretora de ação educativa no museu.

 

Skip to content