Acervo Albary Guimarães sob a salvaguarda do MCG

Na última segunda-feira, dia 11, o Museu Campos Gerais recebeu, com extrema alegria, mais um importante acervo formado por fotografias, recortes de jornais, honrarias e uma publicação manuscrita datada de 1944, que narram a trajetória de vida de Albary Guimarães, um dos mais relevantes prefeitos da história de Ponta Grossa.

Nomeado por Manoel Ribas, em 1934, para o cargo de interventor municipal, foi eleito prefeito em 1935. Com o autogolpe do Estado Novo, em 1937, foi mantido à frente do executivo municipal até 1945, deixando o cargo no contexto que levou ao fim da chamada Era Vargas. Em mais de dez anos dirigindo Ponta Grossa, Albary Guimarães foi responsável pela primeira grande “reforma urbana” da cidade, planejando e executando o alargamento e calçamento de ruas, a uniformização dos nomes e numerações das vias urbanas, a criação de postos de puericultura em regiões periféricas da cidade, a modernização e embelezamento de largos e praças, o investimento em saneamento e saúde pública, etc.. Uma das obras sínteses da gestão Albary Guimarães, foi a remodelação do Largo do Rosário, transformando o espaço, então desprovido de qualquer estrutura, na Praça Barão do Rio Branco, com sua fonte de águas, Concha Acústica e parque infantil.

O belo presente chegou até o Museu Campos Gerais pelas mãos do advogado Gustavo Buffara Bueno, bisneto mais velho de Albary Guimarães, que conviveu com o bisavô e é um entusiasta do legado deixado por ele. Os professores Niltonci Chaves e Robson Laverdi, dirigentes do MCG que receberam em mãos o acervo, convidaram Gustavo para produzir, em conjunto com o Museu, um evento no segundo semestre de 2024, para discutir a memória, a trajetória e o legado deixado por esse importante ator político ponta-grossense.

Da parte do Museu Campos Gerais, fica a gratidão pela escolha da guarda desse rico acervo!

Texto: Niltonci Batista Chaves / Diretor Geral do MCG.

Fotos: Vitor Bomfim Lopes / Residente técnico do MCG.