Cineclube Projetando Ideias apresenta “Os Fuzis”

Produção nacional gravada durante a ditadura militar preenche a tela do Auditório Brasil Pinheiro Machado, no Museu Campos Gerais, no próximo sábado (22)

A terceira edição do Projetando Ideias apresenta no dia 22 de outubro “Os Fuzis”. O longa de 1964, dirigido por Ruy Guerra, conta a história de um grupo de soldados enviados para a região nordeste do Brasil para impedir que cidadãos saqueiem armazéns em busca de comida. A exibição gratuita ocorre às 15h30 no Museu Campos Gerais, localizado na Rua Engenheiro Schamber, no centro de Ponta Grossa.

O cineclube Projetando Ideias, iniciativa do Diretório Acadêmico Livre de História (Dalhis), foi criado com a intenção de incentivar o consumo de obras nacionais e gerar um espaço de debate a partir de produções audiovisuais. A primeira temporada do projeto tem como tema os governos autoritários.

A escolha foi sugestão do próprio cenário político atual, como aponta Felipe Ferreira, organizador do grupo. “Os Fuzis” faz parte da chamada “trilogia de ouro” do Cinema Novo. Protagonizado por Nelson Xavier, a produção ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim e é considerado um dos melhores 100 filmes brasileiros de todos os tempos.

A escolha da obra para exibição, segundo os organizadores do cineclube, se pauta pela temática da temporada, autoritarismo e resistência, e também por provocar um debate atual. “Como um projeto coletivo dos alunos, acreditamos que, ainda mais agora, no mês de  uma das eleições mais importantes da história do país, um filme sobre o povo e como ele pode se organizar enquanto coletivo é um prato cheio”, afirma Felipe Ferreira.

As duas primeiras edições do Projetando Ideias apresentaram os filmes “Marighella” (Wagner Moura, Brasil, 2021) e “Uma História de Amor e Fúria” (Luiz Bolognesi, Brasil, 2013). As exibições acontecem de forma gratuita e abertas ao público. Para acompanhar a programação e futuras exibições, basta ficar atento às redes sociais do Dalhis UEPG e do Museu Campos Gerais.

(João Paulo Fagundes/projeto Ações Culturais no MCG)

Serviço:

Cineclube Projetando Ideias exibe o filme Os Fuzis

Direção: Ruy Guerra (1964).

Local: Auditório Brasil Pinheiro Machado, no Museu Campos Gerais.

Horário: 15h30.

Sessão gratuita.