Curadores debatem Cultura Caiçara no MCG

O auditório Brasil Pinheiro Machado recebeu na noite do dia 31 de março os curadores da exposição “Povos Paranaenses: Cultura Caiçara” para uma mesa redonda, que fez parte da programação relacionada ao debate da mostra.

Para compor a mesa, foram convidados a cenógrafa Nisiane Madalozzo, os curadores Carlos Ramos e Oswaldo Rios, o músico Rogério Gulin, além de Ana Paula Peters e Marcela Bettega, participantes do projeto de extensão “Cultura caiçara e Campos Gerais: comunidades tradicionais, diálogos e aproximações possíveis”, que originou a exposição.

Durante a roda de conversa, os participantes comentaram como as trajetórias deles os aproximam da participação no processo de criação e montagem do material exposto. A professora Ana Paula afirma que a cultura caiçara faz parte da identidade do Paraná e, dessa forma, a exposição remete à memória e história dos paranaenses. Para ela, é significativo trazer visibilidade para os caiçaras, pois “contar essas narrativas e trazê-las a público é entrar em contato com outras narrativas”.

De modo geral, cada um dos convidados comentam experiências adquiridas no mundo caiçara. Segundo o diretor do MCG, Niltonci Chaves, a exposição foi formada por vivências e olhares diferentes convergidos. “Nossa função como universidade pública é respeitar e valorizar as tradições, além de entender como elas se relacionam com as nossas vidas e formam a cultura e identidade do povo”.

As exposições em cartaz no MCG devem permanecer até 29/04

Fotos e texto: Daphinne Pimenta e Lívia Hasman | Projeto Ações Culturais no MCG

Skip to content