Como preservar uma fotografia?

As fotografias são documentos históricos e para que elas possam ser preservadas, é necessário utilizar métodos adequados de higienização e guarda.

Por isso, na última semana, a equipe do Fundo Foto Elite participou de um curso com o professor Dr. Cezar Karpinski, associado ao Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador do Laboratório de Conservação e Restauração (LABCON) da mesma instituição. Ele ministrou o curso de Capacitação em Acervo Fotográfico, com foco nas práticas de higienização e acondicionamento.

Além da equipe do projeto, “Memórias Audiovisuais Digitais: digitalização do acervo Foto Elite (1954-2018)”, outros integrantes da equipe do MCG e a servidora do Centro de Documentação e Pesquisa em História (CDPH/UEPG), Luciana Cristina Pinto, também participaram do curso.

O professor Cezar apresentou técnicas que podem e não podem ser utilizadas para a higienização, classificação e guarda dos acervos fotográficos que constituem o fundo Foto Elite; também propôs uma reflexão sobre o planejamento de ações para o êxito do projeto. As atividades práticas do curso consistiram na higienização e criação de acondicionamento para fotografias e negativos em vidro e acetato.


Além de trazer novas perspectivas para o projeto do Fundo Foto Elite e demais acervos fotográficos do MCG, o projeto também estreou o Laboratório de Higienização, da Sede Histórica do MCG.

Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal.

 

 

Texto: Giuvane Klüppel / Coordenador do Projeto de Digitalização do Acervo Foto Elite.

Fotos: Giuvane Klüppel; Vitor Bomfim Lopes / Coordenador do Projeto de Digitalização do Acervo Foto Elite; Residente Técnico do MCG.

Skip to content