Diário de uma exposição: do MON ao MCG

A exposição ‘João Vilanova Artigas: nos pormenores um universo’ estreia em Ponta Grossa na quinta-feira, dia 26, às 19h, com evento online transmitido pelas redes sociais da Universidade Estadual de Ponta Grossa, direto do Museu Campos Gerais. A mostra promete uma combinação de exibição digital e visitação presencial controlada.

Um dos momentos mais aguardados na montagem da mostra pela equipe do museu desde o dia 16 foi a chegada das maquetes das casas desenhadas por Artigas. Uma van da UEPG fez o trajeto ao Museu Oscar Niemeyer quarta e quinta-feira (18 e 19) para trazer as obras, que incluem também outras peças maiores e materiais informativos. O veículo se revelou mais apropriado para o translado, dada a sensibilidade do material.

Uma das maquetes refere-se à Casa Baeta, em São Paulo – projeto de 1956. A obra mede 1,5m x 0,94m, com 36 centímetros altura. Outra representação é da “Segunda casa do arquiteto”, também em São Paulo, datada de 1949. A peça mede 1,3m x 0,81m, com 30 centímetros de altura. Outras duas ‘casas’ compõem a mostra.

O arquiteto de exposições do MON, Gustavo Paris, coordena de perto a montagem desde quarta-feira (18). Ele assina a curadoria junto da professora do departamento de Engenharia Civil da UEPG e também arquiteta, Nisiane Madalozzo. Uma das seções da mostra deve informar sobre a presença de projetos de Vilanova Artigas em Ponta Grossa, com base em dados levantados por projetos de extensão, pesquisa e também com apoio da APPAC (Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural).

Um dos momentos mais produtivos do segundo dia de montagem da exposição foi a oportunidade da equipe do MCG conversar com o curador Gustavo Paris sobre a relevância, o contexto e a caracterização da arquitetura de Vilanova Artigas. A conversa foi gravada em áudio e contou com a participação dos estagiários que, a partir de dezembro, realizam mediações e acompanhamento da visitação presencial controlada de pequenos grupos – conforme normas de distanciamento e segurança sanitária.

Confira cenas do segundo dia de montagem, com a chegada das peças do MON ao MCG clicando aqui.